O avião russo de transporte Il-76MD-90A recebeu uma série de melhorias e a força aérea da Índia demonstra interesse no modelo
A Índia demonstrou interesse na aquisição de aviões de transporte militar Il-76MD-90A, de fabricação russa. A notícia ocorre em meio o Aero India, um dos mais importantes eventos do setor aeroespacial na Ásia.
O avião é uma versão atualizada do Il-76MD, amplamente utilizado pela Rússia e outros alguns outros países, que por sua vez é uma evolução dos Il-76 dos anos 1960. Entre as modificações mais relevantes estão novos motores PS-90A-76, que oferecem um consumo de combustível até 12% inferior; asa com uso de fibra de carbono e aerodinâmica aprimorada; nova suíte de aviônicos e cockpit modernizado; e demais sistemas melhorados.
O Il-76MD-90A apresenta características de desempenho aprimoradas em comparação com seu antecessor, como capacidade de transportar até 60 toneladas de carga paga (ante 40 toneladas da versão original); e alcance de 8.500 quilômetros com vinte toneladas a bordo ou de 4.100 quilômetros com 50 toneladas de carga.
A Índia investe significamente na área de defesa, operando vários modelos de países diferentes, e não apenas de um único parceiro ou fornecedor, como é mais comum.
O C-390 da Embraer está no Aero India e também tem sido sondado pelos indianos que buscam novas aeronaves de transporte tático. O cargueiro brasileiro tem capacidade operacional na ordem de 20 toneladas. Pesa em favor da Embraer a Índia ser um histórico operador de modelos brasileiros, tendo em serviço há quase 20 anos os Netra AEW&C, os aviões de alerta aéreo antecipado baseados na plataforma do EMB-145.
Atualmente, o C-390 ganhou três vendas internacionais, com contratos assinados por Portugal, Hungria e Holanda. O avião pode transportar 26 toneladas de carga e tem velocidade de cruzeiro de 470 nós (870 km/h), superando seu maior rival, o C-130 Hercules, da norte-americana Lockheed Martin.
Por André Magalhães
Publicado em 16/02/2023, às 08h55
+lidas