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De olho na Índia

Embraer apresenta o C-390 em evento na Índia

A Embraer apresenta no Aero India 2023 sua gama de produtos militares, incluindo o C-390 que está presente no evento


Frota de cinco C-390 da FAB acumula mais de 7.000 horas de voo e missões no Brasil e no exterior - Embraer
Frota de cinco C-390 da FAB acumula mais de 7.000 horas de voo e missões no Brasil e no exterior - Embraer

A Embraer levou para a Índia o C-390 Millennium (FAB 2853), que está em exposição no Aero India 2023, em Bangalore, o tradicional evento de defesa que começou hoje (13) e vai até o dia 17.

A Embraer está promovendo todo o seu abrangente portfólio nas áreas de defesa e segurança, incluindo o bem-sucedido A-29 Super Tucano, radares e as soluções para vigilância de fronteiras. Além disso, ainda oferece ao mercado internacional o P600 AEW&C, o avião de alerta e controle baseado na plataforma do Praetor 600.

O C-390 segue disputando uma série de contratos internacionais, tendo obtido dois importantes acordos na Europa, o primeiro com a Hungria e outro com a Holanda, assim como o contrato com Portugal, que é um dos clientes de lançamento do avião.

A Índia é um mercado-chave para a Embraer e queremos estabelecer parcerias que possam impulsionar ainda mais a indústria e as capacidades de defesa do país. Por isso, buscamos neste evento aumentar a interação com o ecossistema aeroespacial e de defesa da Índia”, disse Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

A Índia é um histórico operador da plataforma Embraer, tendo em serviço há quase 20 anos os Netra AEW&C, os aviões de alerta aéreo antecipado e controle baseados na plataforma do EMB-145. O projeto foi concebido em parceria entre o fabricante brasileiro e a indiana Organização de Desenvolvimento e Pesquisa de Defesa (DRDO, na sigla em inglês).

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C-390 Millennium interior
Compartimento de cargas do C-390 Millennium permite instalação de diversos sistemas modulares

Desde 2019, quando entrou em serviço, o C-390 acumula cinco aviões em atividade na FAB, que juntos somam mais de 7.500 horas de voo, assim como missões no exterior. No Brasil o avião conta com capacidade de reabastecimento em voo, usando a designação KC-390, embora o kit seja modular e não necessariamente permaneça instalado.

Um dos entraves atuais ao C-390 Millennium foram os recentes cortes no pedido promovidos pela FAB, que reduziu de 28 para quinze unidades. Embora o programa tenha sido integralmente financiado pela força aérea, entrando em produção já com custos equilibrados, os cortes em um projeto em desenvolvimento são vistos como desafios adicionais na promoção no exterior.

Ainda assim, os três contratos internacionais do C-390 foram para países membros da Otan, demonstrando as qualidades e capacidades da aeronave de transporte tático militar. O avião pode transportar 26 toneladas de carga e tem velocidade de cruzeiro de 470 nós (870 km/h), superando seu maior rival, o C-130 Hercules, da norte-americana Lockheed Martin.

Um dos diferenciais do C-390 é seu projeto com compartimento de cargas modular, que permite a realização de diversos tipos de missão utilizando a mesma aeronave, indo desde o transporte padrão de carga paletizada ou tropas, até reabastecimento aéreo para aeronaves de asa fixa e rotativa, missões humanitárias, evacuação aero-médica, combate a incêndios, busca e salvamento, entre outros, com reconfiguração simples e rápida através de kits de conversão e sistemas de piso embutidos.

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Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 13/02/2023, às 16h55


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