Hospital de campanha atende a comunidade Yanomami, em Roraima, que passa por situções precárias de sáude
A Força Aérea Brasileira (FAB) inaugurou um Hospital de Campanha (HCAMP), em Boa Vista, capital de Roraima, para atender a comunidade Yanomami, que em uma precária situação de saúde.
A estutura do Hospital de Campanha foi transportada por um cargueiro multimissão KC-390 Millennium, que partiu do Rio de Janeiro rumo a Boa Vista, na semana passada, com sete módulos.
Especíalistas médicos da FAB, como pediatras, clínicos gerais, dentistas, enfermeiros e nutricionistas foram selecionados para a missão humanitária. O Hcamp dispõe módulos de ortopedia, clínica médica e cirurgia geral, além da realização de exames laboratoriais.
“Existe uma demanda reprimida muita grande aqui na CASAI, uma vez que tem pacientes apenas esperando o resultado dos exames para voltar para sua Terra", disse a Major médica e comandante do Hcamp, Juliana Freire Vandesteen.
A FAB tem empregado outros modelos de aeronaves nas missões humanitárias em apoio aos Yanomami, como o C-98 Caravan, C-105 Amazonas e helicópteros H-60L. O Exército também atua na região.
A força-tarefa da FAB, do EB e de mais orgãos do governo possibilitam uma operação eficiente. Por meio do lançamento aéreo de cargas, feitos pelo C-105 e KC-390, a população tem acesso a materiais que mais necessitam.
Por André Magalhães
Publicado em 31/01/2023, às 12h15 - Atualizado em 01/02/2023, às 12h15
+lidas