AERO Magazine
Busca

Comunidade de Yanomami

C-105 da FAB faz lançamento inédito de cargas em missão humanitária

Durante a missão humanitária da FAB em apoio aos grupos Yanomami, um C-105 Amazonas fez o lançamento inédito de duas toneladas de cargas


Outras aeronaves como helicópteros H-60L e o KC-390 estão na missão humanitária - FAB
Outras aeronaves como helicópteros H-60L e o KC-390 estão na missão humanitária - FAB

Um avião cargueiro C-105 Amazonas, da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou na manhã de ontem (24), um inédito lançamento de cargas durante uma missão de apoio humanitário. A carga lançada será destinada a comunidade de Yanomami, na região de Surucucu, em Roraima, que enfrenta uma grave crise sanitária.

A operação envolveu o lançamento múltiplo de duas toneladas de medicamentos e produtos médicos básicos de primeira necessidade, tais como soro, gases, seringas, dentre outros.

O C-105 (Airbus C295) pertecente ao 1°/15° GAV – Esquadrão Onça, foi tripulado pelos pilotos, Vitor Graeff e Renê Luiz Pereira da Costa, ambos capitão aviador.

Assim que chegam ao solo as cargas são retiradas dos pallets e enviadas aos helicópteros que as transportam até o local onde está o hospital de campanha de apoio aos Yanomami.

"Com o lançamento múltiplo, conseguimos levar uma maior quantidade de carga e, principalmente, de forma célere, uma vez que diversos procedimentos são reduzidos", relatou o capitão Graeff.

Uma das vantagens do lançamento de cargas é justamente permitir que se reduza consideravelmente o tempo necessário envolvido no processo de descarga dos aviões. O lançamento é feito em segundos e a carga chega ao solo em segurança, permitindo um rápido acesso ao conteúdo e já em uma área de fácil mobilidade. Do contrário, é necessário pousar o avião, movimentar a carga a bordo, colocar no pátio em uma área destinada ao processamento de volumes, para então ser transferida para helicópteros ou veículos.

As forças armadas atuam,  desde o último domingo, em apoio a comunidade indígena Yanomami que enfrenta uma grave crise, ainda envolvendo problemas de desnutrição, malária e infecção respiratória aguda, necessitando de apoio por parte do Ministério da Defesa e da Saúde.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por André Magalhães
Publicado em 25/01/2023, às 11h25


Mais Notícias