País asiático ampliou a capacidade de patrulha e alerta com o Boeing P-8I Poseidon
A Marinha da Índia recebeu o 12º avião de patrulha marítima P-8I Poseidon. O país asiático assinou o acordo de compra adicional com os Estados Unidos em 2016.
“Com esta entrega da aeronave de patrulha marítima P-8I, continuamos a nutrir essa parceria e estamos totalmente comprometidos em trabalhar em estreita colaboração com as forças de defesa da Índia para fornecer o valor e os recursos certos para atender às suas necessidades operacionais”, disse Surendra Ahuja, diretor administrativo da Boeing Defense India.
A Índia foi a primeira nação internacional a adquirir o Boeing P-8 Poseidon, a primeira aeronave foi entregue ao país em 2013.
O Boeing P-8 Poseidon é uma versão modificada do Boeing 737-800 destinado à missões de patrulha marítima. A aeronave norte-americana dispõe de modernos sensores, câmeras e armamentos para tais missões.
Além da Índia, os Estados Unidos, a Austrália, o Reino Unido e a Noruega operam essa estratégica aeronave de guerra aérea moderna.
Um destroier da China apontou um laser para uma avião de patrulha marítima P-8 Poseidon da Força Aérea Australiana. O fato aconteceu no último dia 17 de fevereiro na Zona Econômica Exclusiva da Austrália, situada no mar de Arafua, Oceano Pacífico.
“Foi perigoso, não profissional e imprudente para uma Marinha profissional, e queremos algumas respostas sobre por que fizeram isso”, disse Scott Morrison, primeiro-ministro australiano.
Defence has released images of a Chinese warship it says was involved in a “serious safety incident” when it shone a laser at an @AusAirForce P-8A Poseidon while in flight just to Australia’s north. “These actions could have endangered the safety and lives of the ADF personnel” pic.twitter.com/WiMYV2umgM
— Andrew Greene (@AndrewBGreene) February 19, 2022
A China respondeu alegando que seus navios estavam navegando em conformidade com “as leis e práticas internacionais”.
Por André Magalhães
Publicado em 25/02/2022, às 10h35
+lidas