Voltado para as forças especiais

A400M realiza voos de reabastecimento com helicópteros

Airbus avança na certificação de abastecimento de asas rotativas com seu principal avião multimissão


Teste de certificação de reabastecimento em voo do A400M com os H225M

Parte dos testes foram realizados com dois H225M sendo reabastecidos simultaneamente

O Airbus A400M completou a principal fase da campanha de certificação para reabastecimento de helicópteros, expandido seu envelope operacional e cumprindo requisitos de missão de diversos operadores.

Os ensaios envolveram dois helicópteros H225M da força aérea francesa, que aliás, é um dos poucos helicópteros capaz de realizar reabastecimento em voo. O modelo também produzido pela Airbus, é operado no Brasil pelas três forças militares, sendo atualmente o maior helicóptero multimissão em serviço no país.

A campanha de testes ocorreu em condições diurnas e noturnas, sobre a costa oeste da França com altitudes que variaram entre mil e dez mil pés. Durante esses voos, foram realizados 81 contatos entre as aeronaves, com a transferências de 6,5 toneladas de combustível. Ainda foram realizados o abastecimento simultâneo de dois helicópteros.

Os testes iniciais foram do tipo contato seco, onde não existe a transferência de combustível e avalia apenas o comportamento dinâmico da operação, o que ocorreu entre 2019 e 2020. Apenas após os ensaios sem transferência de combustível é que foi iniciado o processo úmido ou molhado, onde efetivamente é feito o abastecimento em voo.

A capacidade de reabastecimento com helicópteros é uma capacidade importante para operações das forças especiais, principalmente por envolver aeronaves com alcance limitado, mas que são fundamentais em missões de extração, por exemplo.

O reabastecimento em voo entre um cargueiro tático e helicópteros exige uma série de protocolos especiais, como padrões de voo de formação próximo, baixa velocidade do avião, em geral ocorrendo em baixas altitudes e quase sempre em condições noturnas.

Com a nova capacidade o A400M se torna um dos poucos aviões no mundo capaz de realizar este tipo de procedimento. A Airbus pretende alcançar a certificação completa de reabastecimento ar-ar para helicópteros com A400M ainda este ano, com a conclusão de todos os testes de operação noturna.

Por Gabriel Benevides

Publicado em 19 de Abril de 2021 às 15:00


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