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Primeiro voo transatlântico com combustível 100% sustentável

Voo transatlântico com combustível 100% sustentável foi autorizado

Virgin Atlantic vai utilizar combustível 100% sustentável em voo com o Boeing 787 entre Londres e Nova York


787-9 Dreamliner vai operar voo que reforça a utilização de combustíveis sustentáveis - Boeing
787-9 Dreamliner vai operar voo que reforça a utilização de combustíveis sustentáveis - Boeing

A Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA, na sigla em inglês) concedeu anteontem (6), autorização para que a Virgin Atlantic opere o primeiro voo transatlântico com combustível de aviação 100% sustentável (SAF).

No próximo dia 28 de novembro, a Virgin Atlantic pretende testar e demonstrar a viabilidade da SAF no voo VS100 entre os aeroportos de Heathrow, em Londres, e John F. Kennedy, na cidade de Nova York.

A rota, uma das mais importantes da aviação comercial, será operada com o Boeing 787-9 Dreamliner, em um consórcio formado com a Boeing, Rolls-Royce e British Pretoleum.

A medida é apoiada pelo Departamento de Transportes do Reino Unido (DFT), que ajudou a financiar o projeto com um 1 milhão de libras.

"O voo transatlântico com combustível de aviação 100% sustentável será um momento histórico no roteiro da aviação para a descarbonização", diz Shai Weiss, CEO da Virgin Atlantic.

A licença é a primeira de uma série de autorizações que devem ser solicitadas para permitir que a aeronave voe pelo espaço aéreo dos Estados Unidos, Irlanda e Canadá.

A decisão abre a possibilidade para que outras companhias utilizem o SAF em demais rotas transatlânticas, e reforça o compromisso do setor com as metas de redução na emissão de poluentes.

"É importante permitirmos com segurança que a indústria adote práticas mais sustentáveis ​​e ultrapassemos os limites do que é possível para criar uma indústria da aviação mais verde", disse Rob Bishton, CEO da CAA.

Reguladores britânicos autorizaram a operação depois de uma minuciosa análise de testes realizados em solo com os motores Rolls Royce Trent 1000, além de dados das características do combustível em voo.

Pesquisas apontam que a substituição total do querosene de aviação (QAV) por SAF poderia reduzir as emissões de carbono em cerca de 70% em relação ao combustível fóssil predominandemente utilizado.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 08/11/2023, às 13h15


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