O UOP eFining é uma avançada tecnologia de conversão da Honeywell que transforma metanol em SAF
A Honeywell anunciou uma nova tecnologia para produzir combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês) e com baixa emissão de carbono, o chamado UOP eFining, que utiliza a tecnologia de eletrocombustíveis, uma classe sintética que pode substituir os combustíveis fósseis produzidos convencionalmente.
Esses combustíveis combinam hidrogênio produzido em eletrolisadores a partir de energia renovável e água com dióxido de carbono (CO2) para produzir eMetanol, que pode ser convertido em uma ampla gama de combustíveis sustentáveis, incluindo eSAF, eGasolina e eDiesel.
O UOP eFining é uma tecnologia de processamento de metanol para combustível de aviação (MTJ) que, segundo a Honeywell, pode converter eMetanol em eSAF de forma confiável e em escala.
Um dos diferenciais da tecnologia é sua maior eficiencia, resultando em produção eSAF de alto rendimento com custo menor em relação a tecnologias comparáveis. Um dos desafios do uso de SAF é seu elevado custo, que com as tecnologias atualmente existentes chegam a custar mais de cinco vezes o valor do querosene de aviação.
Além de oferecer menores custos de produção, o processo UOP eFining promete reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 88% em comparação com o querosene de aviação convencional. Atualmente, ao ser misturado com o convencional o eSAF não requer mudanças na tecnologia da aeronave ou na infraestrutura de combustível. Estudos indicam que mesmo seu uso puro poderá ser realizado sem qualquer tipo de alteração nos motores aeronáuticos, que poderão queimar o novo combustível com a mesma eficiência que faz com querosene.
“A Honeywell reconhece que a criação de tecnologias que usam novas matérias-primas é vital para a descarbonização a longo prazo do setor de aviação”, disse Lucian Boldea, presidente e CEO da Honeywell Performance Materials and Technologies. “A capacidade de usar CO2 prontamente abundante para produzir SAF é uma oportunidade de transformação para este setor. Adicionando UOP eFining às nossas tecnologias Ecofining e etanol para jato existentes, a Honeywell agora oferece várias rotas para o mercado e atende à demanda crescente por combustíveis renováveis, incluindo SAF”.
A United Airlines é um dos parceiros da Honeywell com a nova tecnologia, esperando iniciar uma transição completa dos combustíveis fósseis para um modelo sintético e que seja sustentável e viável do ponto de vista econômico e de emissão de poluentes.
“A United apoia fortemente o desenvolvimento de novas tecnologias que podem ajudar a trazer quantidades adicionais de SAF para o mercado”, disse o presidente da United Airlines Ventures, Michael Leskinen. “O uso de hidrogênio verde e CO2 para produzir combustível sustentável tem o potencial de aumentar drasticamente o volume de SAF necessário para permitir que a indústria da aviação atinja suas metas de descarbonização em tempo hábil.”
A produção do eSAF com a tecnologia UOP eFining será realizada, inicialmente, pela HIF Global, que se tornou o primeiro parceiro a assinar um acordo com a Honeywell para implantar a solução em sua segunda instalação de eFuels em escala comercial nos EUA.
O projeto da HIF para o eSAF deverá ser, ao menos por ora, a maior instalação do tipo no mundo, reciclando aproximadamente 2 milhões de toneladas de CO2 capturados para produzir aproximadamente 11.000 barris por dia de eSAF até 2030.
“A Honeywell e a HIF Global, em conjunto, transformarão o CO2 reciclado em uma matéria-prima útil para substituir os combustíveis fósseis no setor de aviação de difícil redução. Na HIF Global, vemos a tecnologia UOP eFining da Honeywell como a nova fronteira em combustíveis de aviação sustentáveis e esperamos implantá-la para descarbonizar mais de 12 bilhões de milhas aéreas de passageiros por ano”, disse Renato Pereira, CEO da HIF USA.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 01/08/2023, às 12h00
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