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Aposentadoria do Boeing 767-300ER

Latam confirma data do último voo do Boeing 767-300ER no Brasil

Latam Brasil confirma que voo no dia 15 de novembro, entre Manaus e São Paulo, será o último operado pelo Boeing 767-300ER


Boeing 767-300ER no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo - Guilherme Amancio
Boeing 767-300ER no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo - Guilherme Amancio

A Latam confirmou a data do último voo comercial do Boeing 767-300ER na configuração de passageiros no Brasil, encerrando uma história de quinze anos do bimotor de fuselagem larga na companhia aérea.

O último voo do 'meia sete' com passageiros será realizado pela Latam no dia 15 de novembro, no LA3561 entre o aeroporto internacional Eduardo Gomes, em Manaus; e Guarulhos, na grande São Paulo.

Os aviões matrículas PT-MOD e PT-MSO, ambos com capacidade para 221 passageiros em duas classses, serão substituídos pelos 787 Dreamliner. 

Em resposta a AERO Magazine, a Latam "esclarece que as duas aeronaves Boeing 767-300ER do grupo em operação no Brasil serão convertidas em cargueiros".

A transferência dos 767-300ER para o mercado brasileiro começou em maio de 2013, três anos depois da aquisição da TAM pela chilena LAN, em agosto de 2010. Os aviões substituiram os Airbus A330-200, utilizados até então nos voos de longa distância.

Antes da fusão, a TAM chegou a contar com três 767 em sua frota, que operavam principalmente na rotação dos voos diretos de Manaus e Rio de Janeiro, para Miami, nos Estados Unidos.

A transportadora utilizou quinze unidades da aeronave ao longo da década. O processo de aposentadoria do 767 começou em 2020, quando foram devolvidos três aeronaves, matrículas PT-MOA, PT-MOC e PT-MOE.

No ano seguinte, o PT-MOB e PT-MOF deixaram a frota, seguido por mais cinco em 2022, PT-MSS, PT-MSV, PT-MSX, PT-MSW e PT-MSZ.

O 767-300ER ainda permanecerá sendo usado pelas demais filiais da empresa, com destaque nas operações a partir de Lima, no Peru.

O Grupo Latam espera encerrar o ano com uma frota composta por 334 aviões, formada por 256 aviões de corredor único da Airbus e 78 aeronaves de fuselagem larga da Boeing, incluindo os dedicados ao transporte de cargas.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 07/11/2023, às 13h30


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