Registro em vídeo pode ser o primeiro que mostra uma ejeção em primeira pessoa de piloto russo
Imagens captadas a partir de uma câmera no capacete de um piloto russo mostram o que pode um inédito registro, em primeira pessoa, de uma ejeção. O vídeo que viralizou nas redes sociais mostra um Su-25SM da Rússia em voo a baixa altura quando é feito o procedimento.
No entanto, ainda não se tem conhecimento detalhado de onde e quando ocorreu este fato, nem do que aconteceu com o piloto.
A filmagem mostra a ejeção e o pouso do piloto em uma plantação, ao mesmo tempo é possível ver a queda e explosão do caça mais a frente.
No momento da saída do piloto, é possível ver rapidamente fogo no motor e o estabilizador vertical quebrado.
No entanto, é desconhecido o real motivo da queda do avião, mas há possibilidade de um abate por um sistema defesa antiaérea da Ucrânia.
Apesar disso, o conteúdo das imagens é muito relevante devido ao grau de raridade do caso: uma ejeção em primeira pessoa registrada em boa resolução.
Desde fevereiro, qundo começou o conflito, a Rússia perdeu um número considerável de aeronaves. Entre os modelos, estão os caças Su-25, Su-34 e Su-30, além de helicópteros e drones.
A Ucrânia perdeu boa parte de sua frota nos ataques iniciais russos, além de abates em combates. A lista incluiu o Su-25, o MiG-29, o Su-27, além de helicóptero e drones.
Por André Magalhães
Publicado em 25/10/2022, às 08h10
+lidas