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Embraer fechou contrato para a conversão de até dez jatos em cargueiros

Embraer fechou contrato com a NAC para a conversão de até dez jatos em cargueiros


Os e-jets cargueiros terão 50% a mais de capacidade em termos de volume - Embraer/Divulgação
Os e-jets cargueiros terão 50% a mais de capacidade em termos de volume - Embraer/Divulgação

A Embraer e a empresa de arrendamento de aviões regionais Nordic Aviation Capital (NAC) assinaram um contrato firme para até dez posições de conversão de e-jets para cargueiros dos modelos E190F/E195F.

Em maio, ambas as partes haviam assinado um acordo agora confirmado. As aeronaves para conversão virão da frota já existente de E190 e E195 da NAC, que, em julho, assinou um memorando de entendimento com a Astral Aviation, com sede em Nairobi, no Quênia, para a conversão das duas primeiras aeronaves cargueiras (P2F, passenger to freight, em inglês) do modelo E190F.

Os e-jets cargueiros terão 50% a mais de capacidade em termos de volume, tendo três vezes mais alcance que grandes turboélices de carga e custos operacionais até 30% menores do que narrowbodies. 

Combinando os compartimentos de carga inferior e superior, a carga útil estrutural máxima é de 13.150 kg para o E190F e de 14.300 kg para o E195F. Considerando a densidade de carga típica do comércio eletrônico, o E190F pode lidar com uma carga útil de 10.700 kg, enquanto o E195F tem capacidade para carga útil de 12.300 quilos.

As conversões serão feitas no Brasil e as entregas estão previstas para começar em 2024.

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Por Marcel Cardoso
Publicado em 20/10/2022, às 17h18


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