AERO Magazine
Busca

Efeito covid-19

Variante Ômicron antecipa retorno dos voos do A380 na Austrália

Após restrições sanitárias o maior avião de passageiros do mundo retomará suas operações em janeiros


Airbus A380 da Qantas

Quarentena de tripulantes do 787 antecipou retomada dos voos do A380 | Foto: Divulgação

O Airbus A380 deverá voltar as operações em um de seus principais mercados na região da Ásia-Pacífico, com a australiana Qantas Airways confirmando que vai recolocar o avião em serviço já em janeiro de 2022.

O avião voará, a partir do dia 11, entre Sydney e Los Angeles, nos Estados Unidos, três vezes por semana, enquanto o Boeing 787, que estava cumprindo os voos, terá apenas uma programação semanal. A mudança ocorre em um momento de incerteza na demanda internacional após a evolução de casos da variante Ômicron, que pode afetar o movimento de retomada do mercado internacional.

Porém, segundo a Qantas, a medida foi necessária após a exigência de isolamento dos pilotos baseados em Brisbane. Após cada viagem internacional os tripulantes do Boeing 787 devem obrigatoriamente passar por um isolamento de quatorze dias, tornando impossível manter a programação de voos com o avião. Assim, com a reentrada em serviço dos A380 a Qantas terá mais flexibilidade com a programação de voos e a escala de seus tripulantes. Além disso, como os gigantes da Airbus não voam em Brisbane, seus tripulantes não estão sujeitos a quarentena obrigatória.

A retomada dos voos com o A380, que tem quase o dobro da capacidade do 787, permitirá, em primeiro momento, atender a maior demanda de viajantes no período de alta estação na Austrália, especialmente com destino aos Estados Unidos. A Qantas confirmou que todos os A380 que estão programados para entrar em serviço receberam melhorias no interior, como novos assentos da classe executiva e econômica premium. Além disso, as suítes de primeira classe receberam algumas melhorias, que as tornaram mais atraentes entre as disponíveis nos A380 ao redor do mundo.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 28/12/2021, às 14h00 - Atualizado às 16h20


Mais Notícias