Turquia visa a compra de 40 caças F-16 Block 70, a versão mais moderna da aeronave
Os Estados Unidos poderão autorizar em breve a venda de 40 caças F-16 Block 70, a versão mais recente do avião, para a Turquia. O congresso norte-americano poderia dar seu voto a favor, visto que Ancara tem feito um papel importante na ajuda à Ucrânia.
O governo do presidente turco Erdogan tem sido um dos principais na ajuda diplomática entre a Rússia e a Ucrânia. Por outro lado, a Turquia tem fornecido armamentos para Kiev, o maior exemplo disso são os drones Bayraktar TB2, que têm dito sucessos nos combates.
Entre as atualizações da versão Block 70 está o radar APG-83 AESA ( que dispõe de recursos de quinta geração), novos aviônicos, integração de novas armas, dentre outras melhorias.
Caso se confirme a aprovoção, isto iria significar uma espécie de paz no âmbito diplomático e militar entre a Turquia e os Estados Unidos.
Devemos lembraer que este mesmo congresso que pode autorizar a venda dos F-16, foi o mesmo que barrou o envio de caças de quinta geração F-35A a Ancara.
🇺🇸US lawmakers signal openness to 🇹🇷Turkey F-16 sale amid 🇺🇦Ukraine cooperation.
— Facts of Turkey (@FactsofTR) May 6, 2022
✅Several key lawmakers who were instrumental in Ankara's removal from the F-35 programme are now potentially inclined to approve the sale of 40 F-16 fighters. pic.twitter.com/12ZxOco1DG
Isto foi pelo motivo da aquisição turca do sistema russo de defesa aérea S-400, o que em nada agradou os Estados Unidos, que cancelou a venda de caças furtivos F-35A a Força Aérea da Turquia.
Por André Magalhães
Publicado em 06/05/2022, às 10h20
+lidas