AERO Magazine
Busca

Falcão frances

Terceiro protótipo do Falcon 6X inicia voos de ensaio

Aeronave conta com interior executivo completo e vai testar sistemas destinados aos passageiros


Protótipos do Falcon 6X

Os três protótipos do Falcon 6X alinhados no pátio da Dassault Aviation

O programa Falcon 6X deu um passo adicional na campanha de certificação com adição do terceiro protótipo. O avião n 003 (referente ao número de série) foi equipado com interior completo e será utilizado para a validação do projeto da cabine.

A terceira aeronave é equipada com o interior completo projetado para o Falcon 6X, incluindo entretenimento a bordo e sistemas de comunicação. Além de testar os equipamentos de bordo, também serão testadas as características ambientais e de controle de temperatura, além de validar os sistemas acústicos da cabine.

A aeronave completou um voo inaugural de duas horas, viajando entre a fábrica de montagem final em Bordeaux-Mérignac,a na França, para sua instalação de teste de voo em Istres.

A maturidade do programa permitiu que o avião pudesse voar diretamente para o nível de voo 400 (FL 400) ou seja, 40.000 pés, e acelerando para uma velocidade de cruzeiro de Mach 0,85.

O ingresso do terceiro projeto ocorreu menos de quatro meses após o primeiro 6X voar em 10 de março, e o segundo em 30 de abril. As duas aeronaves acumularam mais de 130 horas de teste em voo, com uma média de dois a três voos por semana, e a expansão do envelope agora está quase concluída.

"Este último voo é mais um sinal do bom progresso que temos feito com o programa de testes do 6X", destacou Eric Trappier, presidente e CEO da Dassault Aviation. "Temos ficado constantemente impressionados com o desempenho de voo e manuseio do 6X e com a confiabilidade dos sistemas da aeronave".

Uma quarta aeronave também será equipada com cabine completa, que atualmente está sendo instalada em Mérignac. Ela vai realizar uma campanha de voo de resistência global de dois meses com o objetivo de garantir que todos os sistemas 6X estejam totalmente maduros após a entrada em serviço.

A produção de unidades adicionais está em pleno andamento, com a aeronave nº 10 programada para estar na linha de montagem final no início de julho.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 08/07/2021, às 17h00 - Atualizado às 22h56


Mais Notícias