AERO Magazine
Busca

Necessitou de autorização do Departamento de Defesa

Tecnologia restrita aos EUA poderá ser manuseada em novo centro de serviços em São José dos Campos

Honeywell inaugura moderno laboratório e centro de manutenção para sistemas embarcados em aeronaves civis e militares


Acontece na Labace 2019 by

A Honeywell inaugurou seu primeiro Centro de Serviços e Manutenção para aviação em São José dos Campos, cidade localizada a 94 km da capital paulista. O centro é o primeiro do tipo em toda a América latina e oferece diversos serviços, como substituição de peças, reparos e revisões de equipamentos aeronáuticos.

LEIA TAMBÉM

“O novo centro de serviço e manutenção é um dos poucos locais preparados para oferecer apoio especializado às empresas do setor, incluindo os segmentos de aviação executiva, comercial, de defesa e geral”, disse Laurent Memvielle, vice-presidente e gerente geral da área de aeroespacial da Honeywell na América Latina. 

Um dos destaques do espaço é ser um dos únicos do mundo com capacidade para realizar manutenção e revisão em sistemas inerciais, utilizados na guiagem do sistema de navegação da aeronave. O sistema considerado uma tecnologia extremamente sensível exige autorizações do Departamento de Defesa dos Estados Unidos para qualquer tipo de reparo. A plataforma é utilizada também no sistema de navegação de mísseis e outras armas militares, o tornando bastante restrito seu manuseio técnico. Para poder realizar tais serviços fora do território norte-americano a Honeywell teve de obter autorizações especiais, o que eleva ainda mais a capacidade do centro de São José dos Campos.

A escolha da cidade ocorreu por sua tradição aeronáutica, sendo berço da Embraer e outras empresas ligadas ao setor aeroespacial, assim como sua proximidade com São Paulo e os centros de manutenção e serviço dos principais operadores da aviação comercial e executiva. A nova área conta com espaço com área de 500m², no Parque Tecnológico de São José dos Campos, onde também estão instaladas outras diversas empresas ligadas ao setor de alta tecnologia.

A divisão aerospace é uma das quatro unidades de negócios da Honeywell e foi responsável por inovações na aviação, como o primeiro controle de voo com piloto automático e o primeiro sistema de radar meteorológico comercial. No total, o portfólio da companhia conta com 84 linhas de produtos focadas na aviação comercial, de negócios e militar.

A AERO Magazine foi a primeira revista especializada a ter acesso ao novo centro de serviços, com visita realizada ao lado de autoridades e parceiros da Honeywell.

ASSINE AERO MAGAZINE COM DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan, de São José dos Campos
Publicado em 08/08/2019, às 16h00 - Atualizado em 20/08/2019, às 11h34


Mais Notícias