Necessitou de autorização do Departamento de Defesa

Tecnologia restrita aos EUA poderá ser manuseada em novo centro de serviços em São José dos Campos

Honeywell inaugura moderno laboratório e centro de manutenção para sistemas embarcados em aeronaves civis e militares


Acontece na Labace 2019 by

A Honeywell inaugurou seu primeiro Centro de Serviços e Manutenção para aviação em São José dos Campos, cidade localizada a 94 km da capital paulista. O centro é o primeiro do tipo em toda a América latina e oferece diversos serviços, como substituição de peças, reparos e revisões de equipamentos aeronáuticos.

LEIA TAMBÉM

“O novo centro de serviço e manutenção é um dos poucos locais preparados para oferecer apoio especializado às empresas do setor, incluindo os segmentos de aviação executiva, comercial, de defesa e geral”, disse Laurent Memvielle, vice-presidente e gerente geral da área de aeroespacial da Honeywell na América Latina. 

Um dos destaques do espaço é ser um dos únicos do mundo com capacidade para realizar manutenção e revisão em sistemas inerciais, utilizados na guiagem do sistema de navegação da aeronave. O sistema considerado uma tecnologia extremamente sensível exige autorizações do Departamento de Defesa dos Estados Unidos para qualquer tipo de reparo. A plataforma é utilizada também no sistema de navegação de mísseis e outras armas militares, o tornando bastante restrito seu manuseio técnico. Para poder realizar tais serviços fora do território norte-americano a Honeywell teve de obter autorizações especiais, o que eleva ainda mais a capacidade do centro de São José dos Campos.

A escolha da cidade ocorreu por sua tradição aeronáutica, sendo berço da Embraer e outras empresas ligadas ao setor aeroespacial, assim como sua proximidade com São Paulo e os centros de manutenção e serviço dos principais operadores da aviação comercial e executiva. A nova área conta com espaço com área de 500m², no Parque Tecnológico de São José dos Campos, onde também estão instaladas outras diversas empresas ligadas ao setor de alta tecnologia.

A divisão aerospace é uma das quatro unidades de negócios da Honeywell e foi responsável por inovações na aviação, como o primeiro controle de voo com piloto automático e o primeiro sistema de radar meteorológico comercial. No total, o portfólio da companhia conta com 84 linhas de produtos focadas na aviação comercial, de negócios e militar.

A AERO Magazine foi a primeira revista especializada a ter acesso ao novo centro de serviços, com visita realizada ao lado de autoridades e parceiros da Honeywell.

ASSINE AERO MAGAZINE COM DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan, de São José dos Campos

Publicado em 8 de Agosto de 2019 às 16:00


Notícias Honeywell aviônicos Departamento Defesa Pentágono