AERO Magazine
Busca

No terceiro trimestre

TAP registrou lucro recorde em meio ao processo de privatização

TAP Air Portugal informou lucro recorde de 180,5 milhões de euros no terceiro trimestre


Airbus A330-900 é utilizado em boa parte dos voos para o Brasil - Guilherme Amancio
Airbus A330-900 é utilizado em boa parte dos voos para o Brasil - Guilherme Amancio

A TAP Air Portugal reportou ontem (24), em Lisboa, lucro líquido recorde de 180,5 milhões de euros no terceiro trimestre, alta de 62,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

Entre julho a setembro, as receitas da TAP no período cresceram 12,5%, para 1,2 bilhão de euros, e foram 21% maior que as registradas em 2019, ano pré-crise sanitária, impulsionada pela robusta demanda por viagens aéreas durante a alta temporada do verão europeu.

O número de passageiros aumentou 5,2% na comparação anual, acompanhando expansão de 5,7% nas operações, e equivalem respectivamente a 90% e 86% dos patamares de quatro anos antes.

Os custos operacionais totalizaram 982,2 milhões de euros, aumento de 1,7% frente um ano antes.

O lucro trimestral recorde acontece em meio ao início de processo de privatização da companhia aérea. O governo de Portugal aprovou no final de setembro, decreto que estabelece as regras para a venda de pelo menos 51% do controle acionário da TAP.

As autoridades portuguesas devem determinar os termos e requisitos do leilão ainda este ano. A conclusão da privatização da empresa é esperada para meados de 2024.

Air France-KLM, Lufthansa e IAG, dona da British Airways e Iberia estão entre os interessados para assumir a estatal, que detém forte participação no mercado brasileiro, o maior da América do Sul.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 25/10/2023, às 15h40


Mais Notícias