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Apesar das falhas...

KC-46 pode reabastecer 97% da frota de aeronaves da Usaf

Novo reabastecedor aéreo da Usaf irá substituir os KC-135 e KC-10


Reabastecedor é derivado do Boeing 767 modificado para missões militares - USAF/Savanah Bray
Reabastecedor é derivado do Boeing 767 modificado para missões militares - USAF/Savanah Bray

O novo reabascedor da Força Aérea dos Estados Unidos (Usaf,na sigla em inglês), o KC-46A Pegasus, está apto para realizar 97% das missões de reabastecimento para a Usaf, declarou o general da força Mike Minihan.

O KC-46 Pegasus, um Boeing 767 modificado para tais operações, pode transferir combustível em voo para os principais aviões do arsenal dos Estados Unidos, incluindo os B-1B Lancer, C-130, E-8, EC-130H, C-5M, HC-130J, E-3G, KC-10 e P-8. Alista ainda incluí os modernos caças de quinta geração F-35 e F22, além dos F-15 e F-16 de várias versões.

O anúncio ocorreu um ano após os KC-46 serem impedidos de voar operacionalmente na Usaf, após uma série de falhas terem sido identificadas, inclusive problemas com o sistema de câmeras usadas durante o reabastecimento.

"Em maio de 2021, o KC-46A não foi liberado para apoiar operacionalmente nenhuma missão do Ustranscom. Com uma equipe de profissionais incríveis em toda a empresa analisando os dados e tomando decisões informadas sobre riscos, aceleramos de forma deliberada e agressiva o uso operacional do Pegasus", disse Minihan.

Ainda assim, o reabastecedor ainda está passando por uma série de problemas em vários sensores, o que está causando um certo desconforto nas relações da Boeing e o alto comando militar da Usaf.

O Pegasus irá substituir os veteranos KC-135 e KC-10. Atualmente a Usaf conta com cinquenta unidades do KC-46, espalhados por cinco bases aéreas nos Estados Unidos, a aeronave já acumulou 6.000 missões de revo.

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Por André Magalhães
Publicado em 03/06/2022, às 14h15


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