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Impacto mínimo

Problema no motor afetará Airbus A220 e Embraer E2

RTX, controladora da Pratt & Whitney, diz que problemas nos motores terá impacto mínimo na frota de Airbus A220 e Embraer E2


Motores Pratt & Whitney PW1900 equipam os novos E-Jets - Divulgação
Motores Pratt & Whitney PW1900 equipam os novos E-Jets - Divulgação

A RTX, controladora da Pratt & Whitney, disse ontem (24), que o problema de contaminação na série de motores de nova geração Gear Turbo Fan (GTF) terá impacto mínimo na frota de aviões Airbus A220 e Embraer E2.

Durante teleconferência dos resultados do terceiro trimestre, a RTX confirmou que está elaborando um plano de gerenciamento para os motores PW1500 e PW1900, que equipam respectivamente o A220 e o E2.

Após análise da frota, a empresa diz que o número de aviões que necessitarão de inspeções e reparos nos motores será baixo, enquanto o processo se intensifica nos jatos da família A320neo.

O problema no motor ocorre devido uma contaminação rara no pó metálico utilizado na produção de determinadas peças do equipamento. O defeito revelado em julho passado, afeta o disco da turbina de alta pressão dos motores produzidos até o início de 2021.

A Pratt & Whitney estima que entre 600 a 700 motores serão removidos para inspeção nos próximos três anos, levando cerca de 350 aviões da família A320neo a remoções não programadas.

"Agora estamos focados na execução de nossos planos de gestão de frota e trabalhando incansavelmente para mitigar maiores interrupções para nossos clientes. Não esperamos nenhum impacto incremental futuro significativo como resultado desses planos de gestão de frota", disse Greg Hayes, presidente e CEO da RTX.

Para mitigar os efeitos, a fabricante está aumentando a capacidade de manutenção e a produção de peças, enquanto outros motores da nova geração Geared Turbo Fan (GTF) estão sendo analisados.

Um novo boletim com a atualização dos números de séries afetados será divulgado nas próximas semanas. As recomendações serão compartilhadas com os órgãos reguladores e as operadoras.

A RTX registrou prejuízo líquido de US$ 984 milhões no terceiro trimestre de 2023, com perdas operacionais de US$ 2,4 bilhões apresentadas pela Pratt & Whitney. Já a divisão de componentes e produtos aeroespaciais Collins Aerospace reportou lucro de US$ 903 milhões no período.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 25/10/2023, às 12h10


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