Reguladores dos EUA determinam substituição de peça nos motores Pratt & Whitney que equipam o Airbus A320
A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), determinou a substituição do cubo traseiro do compressor de alta pressão dos motores da série PW1100G-JM que equipam o Airbus A320neo.
A medida foi adotada depois que uma investigação da Pratt & Whitney revelou que as oficinas de manutenção, reparo e revisão estavam interpretando erroneamente os limites aceitos de desgaste do revestimento publicados em um documento regulatório anterior.
A nova Diretriz de Aeronavegabilidade (AD) publicada pela FAA entrará em vigor no próximo dia 1º de novembro, e não está relacionada ao problema de contaminção do pó metálico utilizado para a produção de certas peças do motor PW1100G.
"O fabricante indicou que o limite pretendido para o revestimento do fio da navalha não é superior a 25% de perda do revestimento superior, mas as oficinas interpretaram erroneamente o limite como não superior a 25% de perda do revestimento de ligação", diz a FAA.
O problema no compressor de alta pressão do sistema de alto desempenho (HPC), pode formar rachaduras, resultando na liberação de detritos não contidos, causando possíveis danos ao motor e demais estruturas da aeronave, desligamento dos motores durante o voo e perda do controle do avião.
A decisão deve afetar uma pequena fração da frota mundial de mais de 1.300 aviões da família A320neo.
Os reguladores norte-americanos estimam que nenhum motor instalado nos país necessitará da mudança, enquanto a Pratt & Whitney prevê que cerca de 24 aeronaves deverão ter as peças substituídas.
Por Wesley Lichmann
Publicado em 20/10/2023, às 15h50
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