AERO Magazine
Busca

Intrusão de água

Alerta é emitido para possível bloqueio no estabilizador do Airbus A220

Investigadores identificaram que intrusão de água pode bloquear estabilizador horizontal do Airbus A220


Carteira de pedidos do A220 acumula mais de 800 aviões - Airbus
Carteira de pedidos do A220 acumula mais de 800 aviões - Airbus

A autoridade de aviação civil do Canadá (Transport Canada Civil Aviation - TCCA), emitiu um alerta para possíveis bloqueios no atuador de compensação do estabilizador horizontal do Airbus A220, depois de ocorrências na fase final de voo de cruzeiro.

A investigação dos eventos revelou intrusão de água no conjunto do parafuso esférico do atuador de compensação do estabilizador horizontal do A220, causando o subsequente congelamento e bloqueio da estrutura, resultando na perda da capacidade de ajuste longitudinal.

Os reguladores canadenses determinaram uma ação corretiva para que os operadores do A220, tanto das versões -100 e -300, realizem um método de lubrificação mellhorado, em intervalos menores, para reduzir o risco de acúmulo de água na estrutura do estabilizador horizontal.

A instrução da TCCA diz que a medida deve ser realizada dentro de 1.100 horas a partir da data da publicação da Diretriz de Aeronavegabilidade (AD), sendo que o processo deve se repetir em intervalos de 1.000 horas ou 12 meses.

A diretriz também foi adotada e publicada nesta quarta-feira (11), pela agência de avião civil europeia (EASA), a agência de aviação civil norte-americana (FAA) também deverá acompanhar as recomendações.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 11/10/2023, às 10h40


Mais Notícias