Investigadores identificaram que intrusão de água pode bloquear estabilizador horizontal do Airbus A220
A autoridade de aviação civil do Canadá (Transport Canada Civil Aviation - TCCA), emitiu um alerta para possíveis bloqueios no atuador de compensação do estabilizador horizontal do Airbus A220, depois de ocorrências na fase final de voo de cruzeiro.
A investigação dos eventos revelou intrusão de água no conjunto do parafuso esférico do atuador de compensação do estabilizador horizontal do A220, causando o subsequente congelamento e bloqueio da estrutura, resultando na perda da capacidade de ajuste longitudinal.
Os reguladores canadenses determinaram uma ação corretiva para que os operadores do A220, tanto das versões -100 e -300, realizem um método de lubrificação mellhorado, em intervalos menores, para reduzir o risco de acúmulo de água na estrutura do estabilizador horizontal.
A instrução da TCCA diz que a medida deve ser realizada dentro de 1.100 horas a partir da data da publicação da Diretriz de Aeronavegabilidade (AD), sendo que o processo deve se repetir em intervalos de 1.000 horas ou 12 meses.
A diretriz também foi adotada e publicada nesta quarta-feira (11), pela agência de avião civil europeia (EASA), a agência de aviação civil norte-americana (FAA) também deverá acompanhar as recomendações.
Por Wesley Lichmann
Publicado em 11/10/2023, às 10h40
+lidas