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O verme e a almondega

Nasa revive antigo logotipo vermelho conhecido como 'a minhoca'

Identidade adotada nos anos 1970 foi aposentada em 1992, mas retorna a tempo do primeiro voo comercial espacial


A Nasa, a agência aeroespacial dos Estados Unidos, revive logotipo dos anos 1970 como forma de ampliar sua visibilidade global. A marca será aplicada ao foguete Falcon 9, da SpaceX, que transportará os astronautas para a Estação Espacial Internacional, como parte do voo de testes Demo-2.

O famoso símbolo azul, conhecido como “the meatball” (literalmente almondega) está entre os ícones mais conhecidos do mundo, ao lado de grandes marcas como Nike, Coca Cola, Apple, entre outros.

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Icônico símbolo da Nasa foi considerado complexo e ultrapassado nos anos 1970. Marca só voltou a ser utilizada oficialmente em 1992

Na década de 1970, a tecnologia de impressão e de vestuários sofria com limitações tecnológica que não permitiam a correta aplicação do meatball, uma complexa insígnia que representa uma asa vermelha, em movimento que representa uma espaçonave em órbita, cortando uma esfera azul, representando a Terra, com estrelas brancas. A composição além disso faz referência as cores patrióticas dos Estados Unidos.

Além da dificuldade técnica de impressão e bordado em três cores, a década de 1970 apresentava evoluções culturais e tecnológicas marcantes. Muitos acreditavam que o logo da Nasa uma metáfora complicada e não representava a era aeroespacial moderna.

Um concurso público lançado logo após o encerramento do programa Apollo, escolheu em 1975 um logo simples, com apenas a grafia da sigla em vermelho. Criado pela empresa de Danne & Blackburn, a nova marca era inspirada na revolução da informática e nas simbologias da época, o novo logo ficou conhecido como “the worm” (minhoca ou verme, em inglês), em referência a suas linhas curvas e continuas.

Foi um divisor de águas na história da agência, sendo amado por uns e odiado por muitos outros. Ainda assim, foi homenageado pelo presidente Ronald Reagan em 1984, no auge dos voos com o ônibus espaciais. Todavia, em 1992 o logo foi aposentado, dando lugar ao icônico símbolo azul. A mudança coincidiu com o lançamento da Endeavour, a espaçonave que substituiu a Challenger, perdida em um acidente seis anos antes.

Conhecido como 'minhoca' (worm) está de volta. O logotipo vermelho da Nasa foi empregado entre 1975 e 1992

Desde então o logo vermelho passou a ser utilizado apenas em itens de colecionador, não sendo mais aplicado oficialmente a nenhum documento, veículo ou apresentação oficial.

Todavia, o worm está de volta. Inicialmente a intenção é utilizar a “nova” marca nos lançamentos do programa espacial comercial, que emprega foguetes de empresas privadas no envio de astronautas até a estação espacial. A Nasa poderá ainda ampliar sua aplicação em outros projetos e programas, mas sem aposentar a clássica insígnia azul que continua sendo o logo principal da agência.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 03/04/2020, às 08h00 - Atualizado às 10h42


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