Mesmo com retração no 2º trimestre, mercado global de jatos usados supera média histórica e registra alta nos principais segmentos
O volume global de transações de jatos e turboélices de negócios seminovos cresceu 14% no acumulado do primeiro semestre de 2025 em comparação ao mesmo período de 2024, segundo relatório da AMSTAT.
O desempenho foi impulsionado por um primeiro trimestre recorde, que compensou a leve retração de 2,4% registrada no segundo trimestre. Apesar do recuo pontual, a atividade do segundo trimestre superou a média histórica de 10 anos em 7,4%.
O inventário total de aeronaves disponíveis para venda subiu para 6,5% da frota ativa global, ainda abaixo da média de longo prazo, estimada em 7,6%. A combinação de demanda estável, ajustes seletivos de preços e aumento gradual de oferta tem sustentado um cenário de equilíbrio no mercado.
“O leve recuo no segundo trimestre deve ser visto no contexto de um mercado resiliente e ativo, especialmente após o primeiro trimestre ter batido recordes”, afirmou Andrew Young, gerente-geral da AMSTAT. “Nossos dados sugerem que a combinação de forte demanda, ajustes seletivos nos preços e crescimento do inventário está criando um ambiente de mercado dinâmico e equilibrado”
Desempenho por segmento
- Jatos Grandes registram alta acumulada
As transações recuaram 4,1% no segundo trimestre, mas acumulam alta de 17,1% no semestre. O inventário está estável em 6,8% da frota. Os preços pedidos permaneceram estáveis, e o valor mediano subiu 6% desde maio, após queda no início do trimestre.
- Super Midsize Jets lideram em ritmo de crescimento
Registraram alta de 14,6% no segundo trimestre em relação a 2024, com crescimento acumulado de 25,5% no ano. O inventário diminuiu desde janeiro, enquanto os preços médios pedidos recuaram. O valor mediano subiu 6% no ano.
- Midsize Jets mantém estabilidade e confiança do vendedor
As transações se mantiveram estáveis no trimestre. No acumulado do ano, cresceram 15,5%. A expansão do inventário desacelerou e os preços pedidos aumentaram, indicando confiança dos vendedores.
- Light Jets têm retração no trimestre, mas mantêm alta anual
Houve retração de 5,3% no trimestre, mas a atividade está 11,6% acima da média de 10 anos. O crescimento no semestre foi de 17,7%. Os preços caíram 23% na média anual, com valor mediano 6% menor no acumulado.
- Turboélices crescem no semestre, apesar da queda no trimestre
Queda de 2,9% no trimestre. Ainda assim, o semestre registra crescimento de 8,2%. O inventário aumenta rapidamente, mas segue abaixo da média histórica. Preços estão estáveis, com tendência de queda nos valores medianos.