AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

Greve pode afetar voos do Canadá para o Brasil

Air Canada cancela 500 voos e afeta 100.000 passageiros antes de greve de comissários, prevista para sábado (16)


Greve de comissários da Air Canada cancela 500 voos e afeta 100.000 passageiros - Divulgação
Greve de comissários da Air Canada cancela 500 voos e afeta 100.000 passageiros - Divulgação

A Air Canada anunciou que deve cancelar cerca de quinhentos voos até sexta-feira (15), afetando aproximadamente 100.000 passageiros, em antecipação à greve marcada para sábado pelos seus comissários de bordo sindicalizados.

A paralisação ameaça paralisar a maior companhia aérea do país no auge da alta temporada de viagens, afetando, inclusive, os voos para o aeroporto internacional de São Paulo (GRU).

Segundo Mark Nasr, diretor de operações da Air Canada, à agência Reuters, a complexidade da malha aérea — mais de 250 aeronaves voando para mais de 65 países — exige a redução gradual das operações, já que a retomada completa levaria uma semana. 

O impasse gira em torno da remuneração. Historicamente, companhias aéreas pagam comissários apenas quando a aeronave está em movimento. O sindicato da categoria reivindica pagamento também pelo tempo em solo, incluindo embarque, desembarque e períodos de espera.

A Air Canada ofereceu compensação parcial — 50% da taxa horária — para parte dessas horas, além de aumento total de 38% em quatro anos, com 25% já no primeiro ano. Patty Hajdu, ministra do Trabalho canadense, pediu que as partes retomem as negociações para evitar o caos aéreo.

No Brasil, a Air Canada mantém compartilhamento de voos com a Gol Linhas Aéreas e com a Azul Linhas Aéreas. Em abril, foi anunciada a ampliação desta parceria, com o iminente retorno da companhia aérea para o Rio de Janeiro (GIG), previsto para dezembro, com voos diretos de/para Toronto.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 14/08/2025, às 17h10


Mais Notícias