AERO Magazine
Busca

Geopolítica

Donald Trump viaja ao Alasca para encontro com Vladimir Putin

Donald Trump voou para Anchorage bordo do Air Force One e fará reunião com Vladminr Putin para tratar da Guerra na Ucrânia


Air Force One transportou o presidente Donald Trump para discutir com a Rússia os caminhos para encerrar a guerra na Ucrânia - Divulgação
Air Force One transportou o presidente Donald Trump para discutir com a Rússia os caminhos para encerrar a guerra na Ucrânia - Divulgação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desembarca nesta sexta-feira (15) em Anchorage, no Alasca, para sua primeira reunião presencial em anos com o presidente russo Vladimir Putin.

Segundo a Casa Branca, dezesseis autoridades acompanham Trump na viagem, voando em aeronaves diferentes, incluindo Marco Rubio, secretário de Estado, Scott Bessent, secretário do Tesouro, Howard Lutnick, secretário de Comércio, Steve Witkoff, enviado especial, Karoline Leavitt, porta-voz, e John Ratcliffe, diretor da CIA.

O encontro será realizado na base militar Elmendorf – Richardson, deve abordar possíveis soluções para o conflito na Ucrânia e contará com a participação de altas autoridades dos dois países.

Operação de transporte e logística

O presidente Trump partiu da Joint Base Andrews, em Maryland, nos arredores de Washington D.C, a bordo do Air Force One – nome popular do VC-25A, o avião presidencial baseado no Boeing 747-200B.

O Air Force One funciona como transporte seguro e centro de comando móvel para o presidente. A aeronave possui cerca de 370 m² de espaço distribuídos em múltiplos decks, com suíte presidencial, áreas de trabalho, sala de reuniões, centro médico e sistemas de comunicação e defesa.

Paralelamente, um Boeing C-32A (09-0016) da Força Aérea dos EUA, que decolou de Andrews às 08h10 locais, também está a caminho de Anchorage, com previsão de pouso às 10h21 no horário local, de acordo com dados do Flightradar24.

Delegação russa

A chegada de Trump ocorre após chegada de aeronaves do governo russo, incluindo pelo menos três Ilyushin Il-96-300 da Rossiya Special Flight Squadron. Esses voos transportaram altos funcionários que participarão das conversas bilaterais.

Contexto estratégico e militar

O encontro em Anchorage será voltado à discussão de possíveis caminhos para encerrar a guerra na Ucrânia. A base anfitriã, Elmendorf–Richardson, desempenhou papel estratégico durante a Guerra Fria e continua a servir como ponto de operação militar e de segurança nacional.

Oficialmente designada como Joint Base Elmendorf – Richardson, a base foi construída no período da Guerra Fria, sendo preparada para receber comitiva de autoridades e grandes destacamentos aéreos.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 15/08/2025, às 16h02


Mais Notícias