Aeroflot cancela mais de 40 voos após ataque hacker que teria destruído 7.000 servidores. Grupo ameaça divulgar dados de passageiros
A companhia aérea russa Aeroflot cancelou mais de quarenta voos nesta segunda-feira (28), após uma falha em seus sistemas de informação. Um grupo hacker autodenominado Silent Crow reivindicou a autoria do ataque cibernético, afirmando ter conduzido a ação em parceria com o coletivo bielorrusso Cyberpartisans BY.
A ofensiva, segundo os hackers, teria sido motivada pela guerra na Ucrânia. Em comunicado, a Aeroflot confirmou o cancelamento de dezenas de voos e informou que técnicos trabalham para restaurar os serviços e mitigar os impactos na malha aérea. As rotas afetadas incluem destinos dentro da Rússia, além das capitais de Belarus e da Armênia.
Segundo a mensagem atribuída ao Silent Crow, o ataque foi resultado de uma operação de um ano, que teria penetrado profundamente na rede da companhia, destruído 7.000 servidores e obtido controle sobre computadores pessoais de funcionários, inclusive de gerentes seniores. O grupo ameaça divulgar em breve dados pessoais de todos os passageiros que já voaram com a Aeroflot.
Segundo a agência Reuters, nenhuma evidência concreta dessas alegações foi apresentada até o momento e a autenticidade do comunicado não foi verificada. Passageiros que tiveram voos cancelados no aeroporto de Sheremetyevo, em Moscou, foram orientados a retirar suas bagagens e deixar o terminal.
Desde o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022, voos na Rússia têm enfrentado atrasos e cancelamentos, em grande parte causados por ataques com drones e restrições aéreas. Contudo, incidentes cibernéticos como o de agora são menos frequentes e potencialmente mais danosos.
Apesar das sanções internacionais e da limitação de rotas desde o início do conflito, a Aeroflot permanece entre as vinte maiores companhias aéreas do mundo em volume de passageiros. Em 2024, transportou 55,3 milhões de pessoas, conforme dados publicados no site da empresa.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 28/07/2025, às 09h04
+lidas