AERO Magazine
Busca

Fora dos EUA

Definido primeiro país onde os eVTOLs da Archer irão voar

Acordo com o governo de Abu Dhabi permitirá que os Emirados Àrabes recebam primeiros voos com os eVTOLs da Archer


O Midnight, aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical da Archer Aviation, voará comercialmente em 2026 - Divulgação
O Midnight, aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical da Archer Aviation, voará comercialmente em 2026 - Divulgação

As aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOLs) da Archer Aviation farão sua estreia internacional nos Emirados Árabes.

Na última semana, o fabricante norte-americano assinou um acordo com o Escritório de Investimentos de Abu Dhabi (Adio) para fazer da cidade a primeira parceira de lançamento internacional, com a intenção de iniciar as operações de táxi aéreo com o Midnight em 2026.

Nosso objetivo é aprovar o táxi aéreo da Archer para voar nos Emirados Árabes Unidos assim que for certificado pela FAA, e estamos muito entusiasmados em colaborar com eles para trazer táxis aéreos elétricos para o país”, disse Saif Mohammed Al Suwaidi, Diretor Geral da Autoridade Geral de Aviação Civil.

A Archer instalará sua primeira sede fora dos Estados Unidos em Abu Dhabi, além de implantar instalações no Cluster da Indústria de Veículos Inteligentes e Autônomos (Savi), no mesmo local. Outros players da aviação irão participar da iniciativa, como a Falcon Aviation e a GAL-Ammroc.

A empresa levantou mais de US$ 1,1 bilhão (R$ 5,57 bilhões) em financiamento até o momento, incluindo investimentos da Mubadala Capital, United Airlines, Stellantis e Boeing.

Trazer a aviação eléctrica para os Emirados Árabes ajudará a desbloquear o congestionamento com emissões zero e, por sua vez, trará milhões de investimentos directos estrangeiros e milhares de empregos para a região durante a próxima década”, disse Badr Al-Olama, Diretor Geral Interino do Escritório de Investimentos de Abu Dhabi.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 20/10/2023, às 08h56


Mais Notícias