A Archer Aviation concluiu a montagem do eVTOL Midnight e planeja viabilizar no curto prazo o conceito de táxi voador
A Archer Aviation anunciou que concluiu a montagem final do Midnight, sua primeira aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL, na sigla em inglês) e prevê iniciar no próximo trimestre a campanha de testes em voo.
Após a montagem final e testes iniciais concluídos, a aeronave foi enviada das instalações da Archer em Palo Alto, para as instalações de teste de voo em Salinas, ambas as cidades na Califórnia.
A expectativa é conduzir uma série de ensaios em solo para então dar início ao longo processo testes em voo.
As autoridades dos Estados Unidos, e demais países, seguem trabalhando para concluir os procedimentos de certificação dos eVTOL, que deverão ter uma regra própria e atender diversos novos requisitos especiais.
O Midnight permitirá que a Archer realize testes corporativos críticos para acelerar e reduzir o risco em seu programa de certificação junto a FAA, a agência norte-americana de aviação civil, antes dos testes de iniciar a certificação final, que deverá começar no próximo ano, envolvendo inicialmente planos para os Midnight pilotadas. No futuro, com o amadurecimento da tecnologia a expectativa é obter um modelo autônomo, que ampliará a capacidade de carga útil e reduzirá os custos operacionais.
Por ora, a fase inicial de testes deverá permitir que Archer avalie muitos dos mesmos pontos de ensaios que serão necessários no futuro durante os voos pilotados, onde então vai validar as capacidades da aeronave dentro das regras de certificação da FAA.
A Archer tem como meta a conclusão da montagem final do Midnight em conformidade inicial no quarto trimestre de 2023 e iniciar as operações de teste de voo pilotado no início de 2024.
“Anunciamos nosso empolgante progresso de que a montagem final de nossa primeira aeronave Midnight está concluída e está se preparando para seu programa de teste de voo”, disse Adam Goldstein, fundador e CEO da Archer. “Esta aeronave acelerará e reduzirá o risco em nosso programa de certificação, abrindo caminho para que nossa equipe se concentre na construção e condução de operações pilotadas com aeronaves em conformidade para apoiar a meta de entrar em serviço em 2025.”
A Archer tem diversos acordos com a Stellantis, conglomerado industrial que reúne as marcas Fiat, Chrysler e PSA, assim como com a United Airlines. Além disso, o Midnight atraiu recentemente atenção do Departamento de Defesa (DoD) dos Estados Unidos por suas capacidades de carga útil.
Com um alcance de até 160 quilômetros, o Midnight foi projetado para realizar voos entre cidades de forma consecutivas e com turnos de pistas rápidos, com tempo mínimo de carga entre eles. O objetivo da Archer é transformar as viagens intermunicipais, substituindo viagens de 60 a 90 minutos de carro, que podem levar mais de uma hora no trânsito, por aproximadamente 10 a 20 minutos de voo, em uma aeronave elétrica de alto desempenho, baixo nível de ruído e custos competitivos.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 17/05/2023, às 16h35
+lidas