Os testes em túnel de vento permitem avaliar vários itens indispensáveis para o voo dos eVTOLs
A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, concluiu recentemente os testes em túnel de vento de sua aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL), na região de Lucerna, na Suíça.
Para a ocasião, foi utilizado um modelo em escala da aeronave. Nesta fase, é realizado o monitoramento do fluxo de ar sobre e ao redor do veículo, além de suas partes individuais, além de medir as forças aerodinâmicas e as diferentes situações que atuam sobre o veículo, permitindo que a equipe avalie sua elevação, eficiência, e as qualidades e desempenho do voo.
Segundo o fabricante, o principal objetivo do teste foi investigar e validar como os componentes se comportariam em voo, além de coletar dados experimentais para validar soluções de produção, ferramentas e modelos de desenvolvimento que também incluem outros artigos.
"As informações que obtivemos durante esta fase do desenvolvimento nos ajudam a aperfeiçoar ainda mais as soluções técnicas de nosso eVTOL antes de nos comprometermos com as ferramentas de produção e construção dos protótipos", disse Luiz Valentini, vice-presidente de tecnologia da Eve Air Mobility.
As primeiras unidades deverão entrar em operação comercial em 2026.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 15/05/2023, às 10h46
+lidas