AERO Magazine
Busca

Foco no mercado norte-americano

Super Petrel XP recebeu a certificação de aeronavegabilidade nos EUA

Monomotor anfíbio brasileiro Super Petrel XP recebeu a certificação de aeronavegabilidade da FAA nos EUA


Os dois primeiros Super petrel XP serão utilizadas para voos de demonstração para clientes nos EUA - Divulgação
Os dois primeiros Super petrel XP serão utilizadas para voos de demonstração para clientes nos EUA - Divulgação

O brasileiro Super Petrel XP recebeu nos Estados Unidos a Certificação de Aeronavegabilidade pela FAA, a agência de aviação civil do país. O documento, dentro das regras de Aeronaves Leves Esportivas (LSA, na sigla em inglês) foi obtido no útlimo dia 14 pela brasileira Scoda Aeronáutica e a americana Super Petrel USA.

Os dois primeiros Super Petrel XP chegaram às instalações da Super Petrel USA, localizada em Ormond Beach, na Flórida, de contêiner e na sequência foram montados e disponibilizados para o processo de certificação.

As aeronaves, matrícula N683WG e N405XP, estarão em exibição estática na próxima Sun’ N Fun, encontro aeronáutico que ocorrerá em abril em Lakeland, na Flórida. Após o evento, o modelo N405XP permanecerá nas instalações de Ormond Beach para demonstrações aos futuros interessados, enquanto o N683WG seguirá para a Wings of Gold Aviation, na Virgínia, onde também fará voos de demonstração.

O Super Petrel é um avião anfíbio biplano, com motor em configuração pusher e dois assentos lado a lado. O modelo foi lançado no Brasil em 2002, pela então Edra Aeronáutica (hoje Scoda Aeronáutica) localizada na cidade de Ipeúna, no interior de São Paulo, onde é produzido em formas de kit.

Por Micael Rocha
Publicado em 18/03/2024, às 15h00


Mais Notícias