San Francisco 49ers e Kansas City Chiefs disputarão o Super Bowl LVIII, no dia 11 de fevereiro, em Las Vegas
Após as finais de conferência realizadas ontem (28), Kansas City Chiefs e San Francisco 49ers disputarão o Super Bowl LVIII, no dia 11 de fevereiro, em Las Vegas, Nevada, nos Estados Unidos.
A partida que define o campeão da National Football League (NFL) atrai a atenção de milhões de pessoas nos Estados Unidos, sendo o principal evento esportivo do país, e o segundo que mais gera tráfego de aviões executivos e voos extras comerciais.
O Super Bowl reúne vários artistas, outros atletas e convidados de grandes corporações. A partida decisiva do ano passado, realizada na região metropolitana de Phoenix, entre Kansas City Chiefs e Philadelphia Eagles, foi responsável por mais de 2.270 voos extras, sendo que cerca de 75% deles eram privados.
Em termos de aeronaves, o último jogo da temporada da NFL só é superado pelo encontro anual da Berkshire Hathaway, empresa do investidor Warren Buffett.
Grande parte dos voos executivos do Super Bowl LVIII serão atendidos no aeroporto executivo Henderson (HSV), localizado a 40 quilômetros ao sul de Las Vegas. O terminal aéreo conta com duas pistas paralelas, a 17R/35L dispõe de 1.982 de comprimento por 30 metros de largura, enquanto a 17L/35R oferece 1.524 metros por 23 de largura.
Outros dois aeroportos também estão habilitados para receber voos extras, como o próprio internacional de Las Vegas, Harry Reid (LAS); e o North Airport Las Vegas (VGT), destinado a aviação geral.
Toda a coordenação deve ser realizada de forma antecipada, desde os serviços em terra como as informações relacionadas ao controle do espaço aéreo, que terá normas especiais durante a partida que acontecerá no Allegiant Stadium.
Para a gestão do volume de aeronaves, a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês), estabeleceu regras. Durante o período os "pilotos devem antecipar iniciativas de gerenciamento de tráfego, incluindo, mas não se limitando a, redirecionamento, milhas em trilha, restrição de altitude, parada no solo e programas de atraso no solo".
Um documento aos pilotos, conhecido como Notice To Airmen (NOTAM), propõe regras específicas nos procedimentos de chegada e partida, e limites de sobrevoo em determinadas áreas da cidade. A medida não afetará os voos comerciais regulares.
Por Wesley Lichmann
Publicado em 29/01/2024, às 15h00