Aviões Cessna Citation foram os mais utilizados em voos privados dos Estados Unidos em 2023
A Cessna manteve a liderança do mercado de aviões executivos no Estados Unidos em 2023, segundo dados do relatório anual da JetSpy, consultoria especializada no segmento de voos privados.
De acordo com o levantamento, a Cessna encerrou o ano passado com 35,3% de partipação do mercado (marketshare) de jatos executivos, seguida pela Gulfstream e Bombardier, que possuem respectivamente 17,1% e 12,5%.
A fabricante controlada pela Textron Aviation se destaca nas categorias de médio e leve porte, controlando mais da metade de ambos os segmentos.
Participação de mercado de jatos executivos nos Estados Unidos
Fabricante | Participação (marketshare) |
1. Cessna | 35,3% |
2. Gulfstream | 17,1% |
3. Bombardier | 12,5% |
4. Dassault | 8,7% |
5. Hawker | 7,4% |
6. Learjet | 6,8% |
7. Embraer | 6,5% |
8. Cirrus | 3% |
9. Eclipse | 1,5% |
10. Honda | 1,3% |
Na classe de jatos médios, a participação da Cessna é de 61% com o Citation V e suas versões sendo predominantes, enquanto entre os leves 51% dos operadores escolheram os produtos oferecidos pela fabricante de Wichita.
Ainda na categoria de leves, a Embraer é a segunda colocada, com 19% de partipação, seguida pela Hawker que detém 14%. O Phenom 300 é o destaque da brasileira.
O Cirrus Vision Jet lidera entre os jatos muito leves VLJ (Very Light Jets), e possui 48% de partipação. Cessna e Eclipse encerram o topo da lista.
Entre os pesados, a liderança fica com a Bombardier e sua linha de jatos Challenger 600, cok predominância de 40%. Gulsftream e Dassault completam o topo da lista, com 29% e 27%, respectivamente.
A fabricante canadense também mantém a primeira posição no segmento de supermédios com 33%, enquanto a Dassault supera a Gulsftream, com 30% e 19%, respectivamente. O Challenger 300 é o avião mais utilizado nesta categoria.
Já na categoria de alcance ultralongo ou de grande porte, a Gulfstream lidera com 67%, sendo o G550 o preferido entre os clientes. Na segunda posição está Bombardier, com 26% e a francesa Dasssault que controla 7%.
Jatos muito leves (VLJ)
Fabricante | Partipação |
1. Cirrus | 48% |
2. Cessna | 29% |
3. Eclipse | 23% |
Jatos leves
Fabricante | Partipação |
1. Cessna | 51% |
2. Embraer | 19% |
3. Hawker | 11% |
Jatos médios
Fabricante | Partipação |
1. Cessna | 61% |
2. Bombardier | 17% |
3. Hawker | 11% |
Jatos supermédios
Fabricante | Partipação |
1. Bombardier | 33% |
2. Dassault | 30% |
3. Gulfstream | 19% |
Jatos pesados
Fabricante | Partipação |
1. Bombardier | 40% |
2. Gulfstream | 29% |
3. Dassault | 27% |
Jatos de ultralongo alcance
Fabricante | Partipação |
1. Gulfstream | 67% |
2. Bombardier | 26% |
3. Dassault | 7% |
Por Wesley Lichmann
Publicado em 26/01/2024, às 14h25 - Atualizado em 28/01/2024, às 17h00
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