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Célula de combustível

Startup Hydroplane recebe apoio desenvolver motores elétricos de hidrogênio

A Hydroplane recebeu voucher CalTestBed para impulsionar o desenvolvimento de motores aeronáuticos elétricos baseados em células de hidrogênio


Projeto prevê reequipar aviões que utilizam motores de combustão interna - Hydroplane
Projeto prevê reequipar aviões que utilizam motores de combustão interna - Hydroplane

A startup Hydroplane, que trabalha no desenvolvimento de motores aeronáuticos elétricos baseados em hidrogênio, recebeu o prestigioso voucher CalTestBed da Comissão de Energia da Califórnia para realizar testes e acelerar a comercialização de seu novo sistema de propulsão.

A Hydroplane é uma das 18 empresas escolhidas pela CalTestBed. Isso permitirá ampliar os estudos de bancada do motor no National Fuel Cell Research Center (NFRC) da Universidade da Califórnia, em Irvine. A equipe avaliará o desempenho do propulsor em condições que simulem o ambiente de voo, que inclui, por exemplo, mudanças de altitude e temperatura que impactam no desempenho.

“Estamos honrados em receber este prêmio, pois ele nos permitirá acelerar a comercialização de novo motor ‘de célula de combustível de hidrogênio’ para descarbonizar a aviação e o transporte pesado”, disse a Dra. Anita Sengupta, CEO e fundadora da Hydroplane. “Por meio de testes em parceria com o NFRC, avaliaremos como o ambiente de voo afeta o motor e definiremos a durabilidade e a confiabilidade necessárias para certificar a tecnologia de célula de combustível de hidrogênio para aeronaves”.

Um dos maiores desafios no desenvolvimento de novos propulsores baseados em fontes alternativas de energia, como hidrogênio, SAF ou baterias, é o comportamento dos sistemas em todas as fases do voo, desde as diversas temperaturas encontradas em um curto intervalo de tempo, passando por mudanças de pressão atmosférica, entre outros.

A Hydroplane está desenvolvendo um motor modular baseado na tecnologia de célula de combustível de hidrogênio, contando atualmente com 200 kW (270 hp) e voltado para as aeronaves da aviação geral, transporte regional e mobilidade aérea urbana. O novo motor de propulsão elétrica, financiado pelo prestigioso Programa Agility Prime da Força Aérea dos EUA (USAF, na sigla em inglês) e liderado por veteranos do programa espacial, tem o objetivo de viabilizar a substituição dos atuais motores a pistão de combustão interna, incluindo aeronaves já certificadas, ou modelos experimentais, além de se tornar a base para projetos futuros.

O novo motor do Hydroplane foi projetado especificamente para modelos monomotores, sendo bastante leve quando comparado aos modelos de combustão interna, sendo ainda altamente durável e emitindo apenas vapor de água durante o seu funcionamento. Hydroplane planeja realizar o primeiro voo de demonstração ainda em 2023.

Financiada pela Comissão de Energia da Califórnia e gerenciada pela New Energy Nexus, a CalTestBed Initiative auxilia empreendedores de energia limpa da Califórnia a obter acesso a mais de 60 instalações de teste de classe mundial em nove campi da Universidade da Califórnia e no Lawrence Berkeley National Lab, com o objetivo de reduzir os riscos e acelerar a viabilidade comercial destas inovações. Desde a sua criação em 2020, a CalTestBed concedeu um valor mais de US$ 8,3 milhões para 39 startups em sua primeira e segunda rodada de apoios.

“A Califórnia é líder em inovação de energia limpa e estamos entusiasmados em apoiar outros líderes, como a Hydroplane, uma empresa na vanguarda da redução da dependência de combustível de queima de carbono”, disse Rachel Yu, gerente de programa sênior da CalTestBed da New Energy Nexus. “Estamos ansiosos para fazer parceria com a Hydroplane para testar e provar a viabilidade comercial de seu motor inovador, aproximando-o do mercado comercial como uma alternativa de energia limpa”.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 07/06/2023, às 16h00


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