AERO Magazine
Busca

Da Europa para as Américas

Latam fez primeiro voo internacional com combustível sustentável

A Latam Cargo Chile fez o primeiro voo internacional movido a SAF da Espanha para os Estados Unidos


O voo fez parte de um projeto de descarbonização que é comum a todo o setor aéreo - Latam Cargo/Divulgação
O voo fez parte de um projeto de descarbonização que é comum a todo o setor aéreo - Latam Cargo/Divulgação

A divisão cargueira da Latam Airlines, a Latam Cargo, fez o primeiro voo internacional utilizando combustível sustentável, na última terça-feira (28).

A aeronave, um Boeing 767-300F (N542LA), partiu de Zaragoza (ZAZ), na Espanha, para Nova York (JFK), nos Estados Unidos, em uma viagem que durou, aproximadamente, sete horas e 55 minutos. A operação visa alcançar a neutralidade de carbono até 2050, meta comum ao setor de aviação como um todo. 

motor B763F Latam Cargo
Foto: Latam Cargo/Divulgação.

"Esse voo representa um dos avanços mais concretos em nossa agenda em relação ao uso de SAF. (...) Seguiremos em busca de alternativas que nos permitam contribuir significativamente com o meio ambiente e com as comunidades onde operamos”, segundo o CEO da Latam Cargo, Andrés Bianchi.

O SAF é produzido com matérias-primas alternativas como resíduos, gorduras, óleos, entre outros, que são coprocessados juntamente ao combustível convencional, resultando em um produto final sintético e com baixo teor de CO2. Para a operação, foram utilizados 30 mil litros de SAF coprocessado com óleo de cozinha usado e incorporado ao combustível de aviação tradicional, segundo a companhia.

Atualmente, é permitido utilizar até 5% de matéria-prima sustentável no coprocessamento deste SAF, que contribui para diminuir em cerca de 80% as emissões de carbono ao longo do seu ciclo de vida se comparado com o combustível de aviação convencional.

Uma das parceiras que colaboraram para este feito é a Aena, administradora de ZAZ e com filial no Brasil, onde controla seis aeroportos na Região Nordeste.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por Marcel Cardoso
Publicado em 03/03/2023, às 08h45


Mais Notícias