AERO Magazine
Busca

Sustentabilidade nas asas rotativas

Helicóptero Bell 505 fez primeiro voo com combustível 100% sustentável

O Helicóptero Bell 505 é o primeiro monomotor a fazer um voo com SAF


O combustível utilizado não possui qualquer mistura com derivados do petróleo - Bell Textron
O combustível utilizado não possui qualquer mistura com derivados do petróleo - Bell Textron

Um helicóptero Bell 505 fez um voo abastecido exclusivamente por combustível de aviação sustentável, sendo o primeiro monomotor de asas rotativas a fazê-lo, ontem (21), nos Estados Unidos.

View this post on Instagram

A post shared by @bellflight


O SAF foi feito com óleo de cozinha usado e outras matérias-primas de base biológica, misturado com um componente aromático feito de açúcares vegetais renováveis. "Este voo é uma conquista monumental para a sustentabilidade e descarbonização na indústria de helicópteros", disse o vice-presidente executivo de Negócios Comerciais da Bell, Michael Thacker.

A própria frota de treinamento e aeronaves de demonstração da Bell atualmente usa o combustível sustentável em suas operações. O fabricante informou que está orientando conversas dos clientes em torno de sua implementação e monitora os testes SAF em uma unidade dedicada com a Safran Helicopter Engines, fabricante do motor. 

O helicóptero Bell 505 é uma aeronave de cinco lugares, usando um conjunto de aviônicos Garmin G1000H NXi totalmente integrado e um motor Safran Arrius 2R com um Fadec de canal duplo.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por Marcel Cardoso
Publicado em 22/02/2023, às 09h10


Mais Notícias