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Atrasos nas entregas do Boeing 787 podem afetar retomada de rotas da Latam

Com consecutivos atrasos nas entregas do Boeing 787, retomada dos voos internacionais da Latam pode ser afetada


Boeing 787-9 configurado para até 304 passageiros será utilizado nas rotas - Divulgação
Boeing 787-9 configurado para até 304 passageiros será utilizado nas rotas - Divulgação

A Latam adiou a retomada dos voos para Joanesburgo, na África do Sul e Melbourne, na Austrália. Programados para o início do mês de agosto, a empresa postergou em um mês as operações de ambas as rotas. 

A previsão inicial era recomeçar as rotas durante a alta temporada de julho. Segundo a Latam, os voos foram reprogramados por questões operacionais, ambas as rotas serão operadas com as aeronaves Boeing 787 Dreamliner. 

Os serviços regulares para Joanesburgo e Melbourne serão realizados respectivamente a partir dos aeroportos de Guarulhos e Santiago do Chile, e operados com três frequências semanais.

A Latam opera atualmente vinte e seis jatos Dreamliner, sendo dez unidades da versão -8 e dezesseis da -9. 

A empresa com sede em Santiago possui duas aeronaves, matrículas CC-BGQ e CC-BGR, que não foram entregues pela Boeing. Outra aeronave do modelo, ex-Norwegian, não foi incorporado nas operações, o jato possui a matrícula CC-BGS.

787
Boeing 787-9 é a principal aeronave de longo alcance do grupo Latam.

Com os atrasos nas entregas da aeronave de longo alcance, e consequente incorporação na malha, o reinício dos voos internacionais do grupo chileno podem ser comprometidos. Toda a frota de dois corredores da empresa está ajustada na rede de rotas oferecida atualmente, incluindo os dez 777-300ER da unidade brasileira.

Em resposta a AERO Magazine, a Latam diz que "com relação à entrega de aeronaves, a Latam esclarece que o calendário das fabricantes pode sofrer variações pontuais ao longo do ano."

A Boeing tem encontrado dificuldades em cumprir prazos de entregas, além dos consecutivos problemas identificados no 787, a cadeia de suprimentos para produção e reposição de peças das aeronaves tem sido afetada, acumulando uma série de atrasos.

No final de fevereiro, a Boeing suspendeu temporariamente as entregas de seus Dreamliners após identificar um erro no componente da seção frontal da fuselagem. Segundo a empresa, o problema identificado na linha de produção não afeta a segurança de voo da frota em serviço.

As entregas do popular jato de dois corredores só serão concretizadas após a agência de aviação civil (Federal Aviation Administration – FAA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos constatar que o problema foi resolvido

Os 787 e 777-300ER do grupo chileno são utilizados nos serviços que atendem as principais cidades dos Estados Unidos, Europa e Oceania, além de voos pontuais nos mercados latino-americano e doméstico.

A Latam celebrou a chegada do seu primeiro Dreamliner no terceiro trimestre de 2012, ainda sob a marca LAN a empresa recebeu o 787-8, enquanto em 2015 deu início as operações do 787-9.

787 LAN
Primeiro Boeing 787 do grupo Latam, ainda na fábrica em Seattle.

Para este ano a companhia anunciou o reinício dos voos para Joanesburgo e Melbourn,.e a estreia da ligação direta entre São Paulo e Los Angeles nos Estados Unidos, fruto da parceria com a Delta Airlines.

Além dos novos voos de longo alcance, a Latam iniciará a operação das seguintes rotas na América do Sul: Lima-Brasília, Santiago do Chile-Porto Alegre, Guayaquil-Bogotá e Bogotá-Orlando. Os voos latino-americanos serão operados com aeronaves da família A320.

Abaixo comunicado na íntegra enviado pela Latam Airlines à AERO Magazine:

A LATAM informa que reprogramou para setembro de 2023 o início das suas operações em Joanesburgo (África do Sul) e Melbourne (Austrália) por questões operacionais. Conforme resolução 400 da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), todos os clientes afetados têm total flexibilidade comercial para remarcar seu voo sem multa e diferença tarifária ou optar pelo reembolso integral.

Com relação à entrega de aeronaves, a LATAM esclarece que o calendário das fabricantes pode sofrer variações pontuais ao longo do ano.

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Por Wesley Lichmann
Publicado em 02/03/2023, às 17h22


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