Com consecutivos atrasos nas entregas do Boeing 787, retomada dos voos internacionais da Latam pode ser afetada
A Latam adiou a retomada dos voos para Joanesburgo, na África do Sul e Melbourne, na Austrália. Programados para o início do mês de agosto, a empresa postergou em um mês as operações de ambas as rotas.
A previsão inicial era recomeçar as rotas durante a alta temporada de julho. Segundo a Latam, os voos foram reprogramados por questões operacionais, ambas as rotas serão operadas com as aeronaves Boeing 787 Dreamliner.
Os serviços regulares para Joanesburgo e Melbourne serão realizados respectivamente a partir dos aeroportos de Guarulhos e Santiago do Chile, e operados com três frequências semanais.
A Latam opera atualmente vinte e seis jatos Dreamliner, sendo dez unidades da versão -8 e dezesseis da -9.
A empresa com sede em Santiago possui duas aeronaves, matrículas CC-BGQ e CC-BGR, que não foram entregues pela Boeing. Outra aeronave do modelo, ex-Norwegian, não foi incorporado nas operações, o jato possui a matrícula CC-BGS.
Com os atrasos nas entregas da aeronave de longo alcance, e consequente incorporação na malha, o reinício dos voos internacionais do grupo chileno podem ser comprometidos. Toda a frota de dois corredores da empresa está ajustada na rede de rotas oferecida atualmente, incluindo os dez 777-300ER da unidade brasileira.
Em resposta a AERO Magazine, a Latam diz que "com relação à entrega de aeronaves, a Latam esclarece que o calendário das fabricantes pode sofrer variações pontuais ao longo do ano."
A Boeing tem encontrado dificuldades em cumprir prazos de entregas, além dos consecutivos problemas identificados no 787, a cadeia de suprimentos para produção e reposição de peças das aeronaves tem sido afetada, acumulando uma série de atrasos.
No final de fevereiro, a Boeing suspendeu temporariamente as entregas de seus Dreamliners após identificar um erro no componente da seção frontal da fuselagem. Segundo a empresa, o problema identificado na linha de produção não afeta a segurança de voo da frota em serviço.
As entregas do popular jato de dois corredores só serão concretizadas após a agência de aviação civil (Federal Aviation Administration – FAA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos constatar que o problema foi resolvido
Os 787 e 777-300ER do grupo chileno são utilizados nos serviços que atendem as principais cidades dos Estados Unidos, Europa e Oceania, além de voos pontuais nos mercados latino-americano e doméstico.
A Latam celebrou a chegada do seu primeiro Dreamliner no terceiro trimestre de 2012, ainda sob a marca LAN a empresa recebeu o 787-8, enquanto em 2015 deu início as operações do 787-9.
Para este ano a companhia anunciou o reinício dos voos para Joanesburgo e Melbourn,.e a estreia da ligação direta entre São Paulo e Los Angeles nos Estados Unidos, fruto da parceria com a Delta Airlines.
Além dos novos voos de longo alcance, a Latam iniciará a operação das seguintes rotas na América do Sul: Lima-Brasília, Santiago do Chile-Porto Alegre, Guayaquil-Bogotá e Bogotá-Orlando. Os voos latino-americanos serão operados com aeronaves da família A320.
Abaixo comunicado na íntegra enviado pela Latam Airlines à AERO Magazine:
A LATAM informa que reprogramou para setembro de 2023 o início das suas operações em Joanesburgo (África do Sul) e Melbourne (Austrália) por questões operacionais. Conforme resolução 400 da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), todos os clientes afetados têm total flexibilidade comercial para remarcar seu voo sem multa e diferença tarifária ou optar pelo reembolso integral.
Com relação à entrega de aeronaves, a LATAM esclarece que o calendário das fabricantes pode sofrer variações pontuais ao longo do ano.
Por Wesley Lichmann
Publicado em 02/03/2023, às 17h22
+lidas