Com compromisso sustentável e eficiente, Latam possui investimentos para renovação da frota que inclui mais de 100 aeronaves da família Airbus A320neo
Depois de mais de dois anos de um profundo processo de reestruturação, motivado pelos efeitos da crise sanitária, o grupo Latam se tornou mais eficiente e sustentável, além de aprimorar custos, consolidar posições estratégicas e aumentar a capilaridade e conectividade em mercados chaves, a maior companhia aérea da América do Sul possui um abrangente plano de renovação da frota.
Após a reestruturação financeira, a entrega de novas aeronaves para a Latam foi retomada em junho de 2022. A companhia iniciou 2023 com 16 A320neo em operação, e receberá 15 novas aeronaves da Airbus até o fim do ano, incluindo a chegada do seu primeiro A321neo, que será operado pela unidade brasileira do grupo.
A Latam possui investimentos para mais de 100 aeronaves da família A320neo, incluindo pedidos para o A321XLR, revolucionário, a versão de longo alcance do popular jato de corredor único vai reduzir em 22% o consumo de combustível por assento na comparação com os A321ceo.
Com autonomia de 7.400 quilômetros o A321XLR permitirá a companhia flexibilizar frequências em pares de cidades já atendidos e criar rotas de forma a tentar a demanda e capacidade necessária, mas com um consumo de combustível por voo até 38% menor do que uma aeronave de dois corredores, como o Boeing 767. Os A321XLR serão entregues ao grupo Latam a partir de 2025.
A mais recente versão do A321 pode ser utilizado nas rotas anunciadas pela companhia nas últimas semanas, inclusive nos voos de média distância entre Porto Alegre e Santiago do Chile; e a ligação direta entre Brasília e Lima.
Os novos A320neo consomem 20% menos combustível quando comparado com os A320ceo, e proporcionam redução de 50% nas emissões de oxido de nitrogênio e de 50% na poluição sonora. A aeronaves estão alinhadas ao compromisso de sustentabilidade do grupo, que busca compensar 50% de suas emissões domésticas até 2030, a meta é se tornar uma empresa carbono neutro até 2050.
Operando com aeronaves das duas maiores fabricantes, a Latam padronizou sua frota de corredor único com jatos da família Airbus A320, já as operações de longa distância com equipamentos de dois corredores são realizadas com os Boeing 777 e 787.
Atuando no Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, a frota do grupo Latam é composta atualmente por 238 aeronaves da Airbus, dos modelos A319, A320, A320neo e A321, e 57 Boeing, incluindo o 767, 777 e 787.
No Brasil, maior mercado da empresa, são utilizados 120 jatos da família Airbus A320, incluindo dez unidades do A320neo; e quatorze aeronaves de fuselagem larga da Boeing.
A Latam liderou o transporte aéreo de passageiros no mercado brasileiro em 2022. A empresa encerrou o ano passado com 36,5% de participação nos voos domésticos e 16,2% no segmento internacional.
Por Wesley Lichmann
Publicado em 17/02/2023, às 12h23
+lidas