Tecnologia estará disponível para todos os TBM 940 já entregues
Plataforma é baseada no sistema de pouso automático desenvolvida pela Garmin
O sistema de pouso autônomo da Daher, batizado de HomeSafe, será disponibilizado para retofit nos TBM 940 produzidos até meados de 2020. A atualização será instalada pela Elliott Aviation, selecionada pelo fabricante francês para integrar a tecnologia de aterrissagem automática.
A plataforma HomeSafe é baseada no sistema de emergência da Garmin, que leva a aeronave em segurança para o aeroporto adequado mais próximo apenas com um toque em um botão, acionado por algum dos passageiros para o caso do piloto ficar incapacitado.
Os TBM 940 a serem equipados pela Elliott Aviation foram entregues pela Daher antes da certificação do sistema no último mês de julho. Uma parte dessas aeronaves foi vendida já com a previsão de inclusão da atualização do sistema de pouso automático, que dependia na ocasião da certificação das autoridades aeronáuticas.
Botão no painel permite pousar o avião de forma completamente automática em caso de emergência
O HomeSafe foi aprovado pelas autoridades da Europa e Estados Unidos, para aeronaves novas e os modelos TBM 940 que foram produzidos a partir de 2019 são também elegíveis para retrofit, neste caso como uma opção do cliente.
“A Elliott Aviation oferece uma solução para a execução da instalação do HomeSafe em quase metade da produção [de TBM 940] deste ano. O trabalho que será executado de acordo com os padrões de fábrica”, explicou Nicolas Chabbert, vice-presidente sênior da divisão de aeronaves da Daher. “A empresa também comprometeu os necessários recursos para acomodar a disponibilidade dos TBM 940s para retrofits e upgrades”.
O processo de instalação do HomeSafe envolve tarefas como modificação do sistema de frenagem da aeronave. incluindo a instalação de um tanque de fluido hidráulico maior, a adição de um cilindro mestre dedicado com servo e ligação de controle, assim como algumas mudanças de fiação e integração de relés elétricos para permitir a ativação automática dos flaps, trem de pouso e luzes de pouso. Uma válvula de corte de combustível é adicionada para permitir o corte automático do motor após o pouso.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 11/08/2020, às 16h00 - Atualizado em 12/08/2020, às 15h11
+lidas