Mais segurança

Sistema de pouso automático será oferecido como retrofit pela Daher

Tecnologia estará disponível para todos os TBM 940 já entregues


Plataforma é baseada no sistema de pouso automático desenvolvida pela Garmin

  • Faça parte do grupo de AERO Magazine no Telegram clicando aqui

O sistema de pouso autônomo da Daher, batizado de HomeSafe, será disponibilizado para retofit nos TBM 940 produzidos até meados de 2020. A atualização será instalada pela Elliott Aviation, selecionada pelo fabricante francês para integrar a tecnologia de aterrissagem automática.

A plataforma HomeSafe é baseada no sistema de emergência da Garmin, que leva a aeronave em segurança para o aeroporto adequado mais próximo apenas com um toque em um botão, acionado por algum dos passageiros para o caso do piloto ficar incapacitado.

Os TBM 940 a serem equipados pela Elliott Aviation foram entregues pela Daher antes da certificação do sistema no último mês de julho. Uma parte dessas aeronaves foi vendida já com a previsão de inclusão da atualização do sistema de pouso automático, que dependia na ocasião da certificação das autoridades aeronáuticas.

Botão no painel permite pousar o avião de forma completamente automática em caso de emergência

O HomeSafe foi aprovado pelas autoridades da Europa e Estados Unidos, para aeronaves novas e os modelos TBM 940 que foram produzidos a partir de 2019 são também elegíveis para retrofit, neste caso como uma opção do cliente.

“A Elliott Aviation oferece uma solução para a execução da instalação do HomeSafe em quase metade da produção [de TBM 940] deste ano. O trabalho que será executado de acordo com os padrões de fábrica”, explicou Nicolas Chabbert, vice-presidente sênior da divisão de aeronaves da Daher. “A empresa também comprometeu os necessários recursos para acomodar a disponibilidade dos TBM 940s para retrofits e upgrades”.

O processo de instalação do HomeSafe envolve tarefas como modificação do sistema de frenagem da aeronave. incluindo a instalação de um tanque de fluido hidráulico maior, a adição de um cilindro mestre dedicado com servo e ligação de controle, assim como algumas mudanças de fiação e integração de relés elétricos para permitir a ativação automática dos flaps, trem de pouso e luzes de pouso. Uma válvula de corte de combustível é adicionada para permitir o corte automático do motor após o pouso.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan

Publicado em 11 de Agosto de 2020 às 16:00


Notícias notícia de aviação aeronave avião Daher TBM TBM 940 EUA SafeHome Garmin G3000 piloto automático EASA FAA