AERO Magazine
Busca

Ajuda em boa hora

Ajuda humanitária no Líbano marca estreia internacional do KC-390

Viagem até Beiture marca a primeira missão real feita no exterior pelo cargueiro brasileiro


Envio do KC-390 ao Líbano será a primeira missão real feita pelo cargueiro brasileiro

Na próxima quarta-feira (12), o KC-390 Millenium da FAB realizará sua primeira missão real no exterior. O cargueiro brasileiro será enviado para o Líbano, com aproximadamente 5,5 toneladas de insumos hospitalares e alimentos, doados pelo Ministério da Saúde e da comunidade libanesa no Brasil.

Segundo o Itamaraty, a aeronave deveria ter partido nesta segunda-feira (10), mas por questões de logísticas, o voo humanitário teve a programação alterada em dois dias. O KC-390 já realizou algumas viagens ao exterior, mas ainda na fase de certificação. A entrada em serviço ocorreu em meio a grave crise de saúde gerada pela pandemia de covid-19, e agora a primeira missão internacional também será humanitária.

Em uma videoconferência nas redes sociais no último domingo (9), o Presidente Jair Bolsonaro anunciou a missão de ajuda ao Líbano, país que sofre uma grave crise política, social e econômica e que foi atingido por mais uma grande tragédia com a explosão das 2.700 toneladas de nitrato de amônio.

O material havia sido apreendido pelas autoridades do libanesas e estava armazenado de maneira irregular no principal porto da cidade. Um incêndio de grandes proporções atingiu o composto que explodiu e gerou uma violenta e poderosa onda de choque que destruiu parte da capital do país.

O governo brasileiro oficializou o envio de 300 ventiladores pulmonares e 100 mil máscaras cirúrgicas. Além disso, o Brasil oferecerá reforço para o atendimento de vítimas, por meio de 16 médicos, entre ortopedistas e anestesistas. Cada kit desastre doado conta com medicamentos como antibióticos, corticoide, analgésicos e insumos como ataduras, seringas e cateteres. A missão ainda contará com a presença do ex-Presidente Michel Temer (2016-2018), filho de libaneses, que vai chefiar a missão humanitária entre o Brasil e o Líbano.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Gabriel Benevides
Publicado em 10/08/2020, às 18h00 - Atualizado às 19h06


Mais Notícias