Inteligência artificial

Piloto automático pousa avião de forma autônoma caso de emergência

SafeHome da Daher oferecido ao TBM 940 assume operação em voo no caso de incapacidade do piloto


Versões 2020 do TBM 940 são equipados com sistema de pouso autônomo em caso de emergência

A Daher divulgou detalhes técnicos do sistema HomeSafe que está disponível para o turbo-hélice TBM 940, que permite pousar automaticamente o avião caso o piloto sofra algum problema e fique incapacitado.

O sistema é ativado manualmente por um botão laranja facilmente reconhecível no topo do painel de instrumentos da cabine e pode ser operado por qualquer ocupante do avião. Um complexo software integra informações sobre clima, tráfego e terreno para selecionar o melhor aeroporto para aterrissagem, levando em consideração o alcance disponível e o comprimento da pista.

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Quando o HomeSafe é ativado, através de um toque no botão de emergência, os ocupantes da aeronave são informados por um vídeo de segurança exibido no MFD (display multifuncional), enquanto o controle de tráfego aéreo é informado da situação por meio de uma mensagem automatizada que transmite os dados do avião e informa que ele está sendo conduzido de forma autônoma. Imediatamente o sistema ainda insere de forma automática no transponder o código de emergência e fornece entradas planejadas para o controle de tráfego aéreo, informando qual aeroporto será utilizado e qual pista foi escolhida. Além disso, o avião ajusta automaticamente as configurações de potência do motor durante a fase de pouso, ativando o freio após o toque com a pista, para finalmente cortar o motor após a parada completa do avião. O piloto pode substituir a função do HomeSafe a qualquer momento para retomar o controle do avião, bastando desconectar o piloto automático.

Detalhe do botão SafeHome que ao ser pressionado assume o controle do avião permitindo um pouso seguro

O HomeSafe é baseado na plataforma de Emergency Autoland da Garmin, disponível na suíte de aviônicos G3000 e oferece uma nova ferramenta de segurança para casos extremos em aeronaves certificadas como single pilot (único piloto). O sistema começou a ser desenvolvido entre a Garmin e a TBM em 2017, e desde então já foram analisadas informações de Big Data e testes com vinte versões do sistema HomeSafe.

A Daher submeteu o HomeSafe às autoridades de aviação da Europa e dos Estados Unidos para obter uma certificação especial prevista para ocorrer ainda no primeiro semestre de 2020, permitindo que as primeiras entregas dos aviões equipados com o sistema ocorram em meados de junho. A Daher também está oferecendo a instalação nos TBM 940 já em serviço, através de uma atualização com custo inicial de US$ 85.000.

Em caso de incapacidade do piloto sitema SafeHome é capaz de escolher o aeroporto e pousar aeronave sozinho

“O TBM 940 redefine a segurança e a confiabilidade em sua categoria com a introdução pragmática da automação de cabine oferecendo menor carga de trabalho ao piloto e aprimoramento da consciência situacional”, disse Nicolas Chabbert, vice-presidente sênior da divisão de aeronaves de Daher. “Esta última etapa estende nossa inovação a um recurso que trata especificamente da segurança operacional do ponto de vista do passageiro”.

O HomeSafe opera com sistemas e funcionalidades já integrados no TBM 940, como o piloto automático, autothrottle, Enhanced Stability and Protection (ESP), Emergency Descent Mode (EDM) e sistema automático de detecção de gelo. Além disso utiliza os sistemas de tráfego ADS-B e FIS-B, informação meteorológica (XM weather, Garmin Connext, etc) e dados fornecidos pelo rádio altímetro.

Por Edmundo Ubiratan

Publicado em 11 de Maio de 2020 às 07:00


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