AERO Magazine
Busca

Cada país tem o avião que merece

Governo da Alemanha recebe o primeiro Airbus A350 VIP

Aeronave é a primeira de três e receberá interior especial desenvolvido pela Lufthansa


Primeiro Airbus A350 VIP do governo alemão receberá interior especial criado pela Lufthansa

O primeiro Airbus A350 que servirá para o transporte de autoridades do Governo da Alemanha foi entregue para Lufthansa Technik, que será responsável pela instalação da cabine VIP. A aeronave é primeira de três encomendadas pelo governo alemão e deve substituir os dois veteranos A340-300 que atualmente realizam o deslocamento governamental.

O avião, por ora, ostenta a matrícula civil D-AGAF, mas voará com o registro militar 10+03. A expectativa é entregar o avião já com a configuração especial em meados de julho. Ainda que o projeto contemple um interior completamente VIP, este primeiro avião terá uma “cabine de transição”, visto que o novo interior ocupará apenas parte do espaço, com o restante permanecendo com a configuração padrão de linha aérea.

LEIA TAMBÉM

Apenas após a configuração dos demais aviões, 10+01 e 10+02, que o atual receberá o interior completo. A diferença entre as instalações está que o interior VIP final deverá contar com salas de reunião, suíte presidencial, gabinete oficial, ala para equipe de apoio, entre outros.

Com a chegada da família A350 o governo alemão passou a considerar a substituição da frota VIP de longo curso, entre outros pelo elevado gasto de manter os quadrijatos nas missões governamentais. Além do alto custo de manutenção, o consumo de combustível também tem sido apontado como um entrave nas operações.

A primeira aeronave entregue seguiu da fábrica da Airbus, em Toulouse, na França, direto para as instalações da Lufthansa Technik, em Hamburgo, onde terá o seu interior convertido em configuração VIP. Curiosamente parte do avião é montado em Hamburgo, em uma das principais unidades fabris da Airbus.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 10/05/2020, às 09h00 - Atualizado às 10h25


Mais Notícias