Bombardier amplia uso do portfólio Siemens Xcelerator, com base em engenharia digital, para o desenvolvimento de aeronaves
A Siemens anunciou hoje (17), que a Bombardier está expandindo o uso do portfólio Siemens Xcelerator para otimizar seus processos de engenharia no desenvolvimento de aeronaves. A iniciativa reforça a adoção de soluções digitais avançadas na indústria aeroespacial.
A Bombardier passou a utilizar os softwares NX, para modelagem 3D, simulação e fabricação, e Capital, para o desenvolvimento de sistemas elétricos e eletrônicos. Desde 2018 já utilizava o Teamcenter para gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM). Com a ampliação, a empresa integrará uma linha digital contínua, unificando os projetos mecânicos e elétricos em um ambiente colaborativo baseado no Teamcenter.
Além da aplicação no ciclo de vida do produto, a Bombardier também está colaborando com a Siemens em iniciativas voltadas para formação profissional, em parceria com universidades e instituições de ensino. O objetivo é ampliar o acesso de estudantes às ferramentas digitais usadas na indústria aeroespacial.
"Com o portfólio Siemens Xcelerator, podemos transformar nossa capacidade de processamento e maximizar todas as partes do processo de fabricação, garantindo um caminho sólido para acelerar a inovação", disse Glenn Chapnik, diretor sênior de engenharia da Bombardier.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 17/04/2025, às 09h52
+lidas