AERO Magazine
Busca

Aviação Executiva

Bombardier avança na produção do novo Global 8000

As primeiras entregas do Bombardier Global 8000 estão previstas para este ano


A entrada em serviço do novo modelo está prevista para este ano - Divulgação
A entrada em serviço do novo modelo está prevista para este ano - Divulgação

A Bombardier informou nesta terça-feira (8), que o programa do novo Global 8000 está progredindo conforme o cronograma. A primeira aeronave está em fase de montagem na base localizada na região metropolitana de Toronto, no Canadá.

De acordo com a Bombardier, os principais componentes foram entregues dentro do planejamento e a aeronave avança no processo de fabricação com tecnologia avançada. Segundo Stephen McCullough, vice-presidente sênior de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, o Global 8000 apresenta capacidade de operar em pistas curtas, o que amplia as possibilidades de acesso a aeroportos menores.

O Global 8000 possui capacidades excepcionais para operar em pistas curtas, podendo acessar aeroportos menores que outras aeronaves da mesma categoria não conseguem. Isso o torna a escolha clara para proprietários e operadores exigentes que priorizam conveniência e flexibilidade”, disse McCullough.

O centro de testes de voo da Bombardier, localizado em Wichita, nos Estados Unidos, realizou recentemente voos de teste com um demonstrador de tecnologia do Global 7500, quipado com sistemas do Global 8000, incluindo missões para a Europa. A empresa disse que os testes demonstraram o desempenho da aeronave em condições operacionais reais.

Segundo Stephen McCullough, vice-presidente sênior de Engenharia e Desenvolvimento de Produto da Bombardier, o Global 8000 apresenta capacidade de operar em pistas curtas, o que amplia as possibilidades de acesso a aeroportos menores.

O Global 8000 possui capacidades excepcionais para operar em pistas curtas, podendo acessar aeroportos menores que outras aeronaves da mesma categoria não conseguem. Isso o torna a escolha clara para proprietários e operadores exigentes que priorizam conveniência e flexibilidade”, afirmou McCullough.

O modelo terá um alcance de 8.000 milhas náuticas (14.816 km) e velocidade máxima de Mach 0,94 (1.160 km/h). Segundo a Bombardier, esses parâmetros permitirão voos diretos em rotas como Dubai (DXB) - Houston (IAH), Singapura (SIN) - Los Angeles (LAX) e Londres (LHR )- Perth (PER).

Ele contará com quatro ambientes distintos de cabine e uma área separada para descanso da tripulação. O fabricante acrescentou que a aeronave terá o maior comprimento útil de assentos da categoria e uma cabine projetada para aumentar o conforto e a produtividade dos passageiros.

A entrada em serviço do Global 8000 está prevista para 2025.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 08/04/2025, às 09h29


Mais Notícias