AERO Magazine
Busca

Segurança

Bombardier anuncia venda de dois Challenger 650 para a Austrália

Os dois novos Bombardier Challenger 650 serão usados para missões de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR)


O modelo é utilizado para ISR devido à sua capacidade de voar em altitudes e velocidades superiores às de plataformas legadas - Divulgação
O modelo é utilizado para ISR devido à sua capacidade de voar em altitudes e velocidades superiores às de plataformas legadas - Divulgação

A divisão de defesa da Bombardier anunciou na última terça-feira (25), que a Principle Finance, empresa especializada em leasing operacional de aeronaves, encomendou duas unidades do Challenger 650 para missões de inteligência, vigilância e reconhecimento.

O modelo é utilizado para este tipo de serviço devido à sua capacidade de voar em altitudes e velocidades superiores às de plataformas legadas, cobrindo amplas áreas, segundo o fabricante, oferecendo desempenho semelhante ao de aeronaves de patrulha marítima, mas com custos operacionais reduzidos.

A estrutura do Challenger 650 permite a instalação de equipamentos específicos para diferentes tipos de missões. “Essa aquisição representa um marco importante para a Bombardier Defense, aumentando nossa presença na Austrália e na Ásia-Pacífico", disse Jean-Christophe Gallagher, Vice-Presidente Executivo de Vendas de Aeronaves e Bombardier Defense.

Nos últimos anos, a Bombardier ampliou sua presença na Austrália. Em 2022, o fabricante inaugurou um centro de serviços em Melbourne para atender a frota local. Em maio de 2024, a Bombardier Defense abriu seu primeiro escritório internacional em Adelaide, reforçando o suporte a clientes de missões especiais na Ásia-Pacífico. E, recentemente, foi anunciada a abertura de uma nova estação de manutenção de linha (LMS) em Perth, elevando para dez o total de unidades do tipo em operação em todo o mundo.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 26/03/2025, às 10h25


Mais Notícias