Fuselagem traseira do treinador T-7A Red Hawk foi produzida na mesma fabrica onde são produzidos os Gripen E da FAB
A Saab entregou a última das cinco fuselagens traseiras do novo jato de treinamento T-7A Red Hawk, da forca aérea dos Estados Unidos. O componente foi enviado para a fábrica da Boeing em St. Louis, no Missouri.
A Saab ficou responsável pela produção das peças em sua unidade de Linköping, na Suécia, o mesmo local onde são montados os Gripen E, da Força Aérea Brasileira. A Saab e a Boeing estão produzindo o T-7A Red Hawk, o futuro jato de treino avançado dos Estados Unidos e que deverá substituir os veteranos T-38 Talon.
O trabalho agora será concentrado nos Estados Unidos, com equipes suecas e norte-americanas atuando na montagem final dos novos aviões.
"O T-7 demonstra a abordagem de visão de futuro da Saab para o crescimento internacional e sustenta nossa posição como uma empresa de aeronaves de classe mundial e parceiro de negócios único”, disse Jonas Hjelm, chefe da área de negócios Aeronáutica da Saab.
A Força Aérea dos EUA (Usaf, na sigla em inglês) planeja adquirir 351 unidades do T-7A, que terá um custo total estimando de US$ 367 milhões (R$ 1,88 bilhão), visando substituir a atual frota dos T-38.
Recentemente, foi apresentado pela Boeing o primeiro T-7A a ser entregue a Usaf. A aeronave onstenta um estabilizador vertical duplo vermelho (cauda da aeronave), em homenagem aos Tuskegee Airmen, os lendários aviadores afro-americanos que lutaram na Segunda Guerra Mundial nos clássicos P-51 Mustang.
Por André Magalhães
Publicado em 16/06/2022, às 17h15
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