Usaf precisa de uma aeronave de combate que atenda mais que a instrução básica
Capacidades bélicas do Gripen C/D, bem como sua tecnologia embarcada estão entre as mais avançadas | Foto: Divulgação
A força aérea dos Estados Unidos poderá ter no Gripen uma opção avançada para seus planos futuros no treinamento de pilotos de combate. De acordo com informações do site da revista Forbes, a força aérea dos Estados Unidos (Usaf) o caça sueco poderá ser uma das opções avaliadas pelos militares norte-americanos.
A Usaf está a procura de uma aeronave capaz de fornecer aos jovens pilotos algo além do treino básico, subindo para uma aeronave com um bom radar de varredura, pod para guerra eletrônicas e um poder bélico.
Uma possibilidade, de acordo com a Forbes é a versão do Gripen C/D, o atual caça em uso pela força aérea sueca e que ainda hoje representa um dos mais modernos aviões da aviação de combate.
"O comando está aberto a todo e qualquer fornecedor que possa atender ao design e aos requisitos desejados.” disse Erica Feehan, capitã da Usaf, à Forbes.
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Contudo, não há uma confirmação do Comando de Combate Aéreo (ACC, na sigla em inglês) de uma decisão final à respeito do Gripen, também não houve até o momento uma posição da oficial Suécia.
Uma versão de treinamento avançado do Gripen chegou a ser cogitada pela Saab no passado, mas o projeto não foi para frente.
Antes dos pilotos de caça da Usaf chegarem ao topo da carreira pilotando aeronaves F-16, F-15, F-35 e F-22 Raptor, os militares voam no treinador avançado T-38 Talon II. O modelo deverá ser substituído pelos T-7 Red Hawk, que estão sendo desenvolvidos justamente pela Saab em parceria com a Boeing.
O projeto da Usaf poderá contemplar um degrau acima, com objetivo de permitir aos pilotos conhecerem capacidades avançadas de combate antes de iniciar sua carreira em aviões do arsenal da força aérea.
T-7A Red Hawk está em meio à campanha de testes | Foto: Divulgação
Com a iminente aposentadoria do veterano Talon a Usaf acredita nos potenciais do T-7A Red Hawk em atender as demadas de treinamento avançado, mas avalia a necessidade de usar aeronaves mais complexas,
O T-7A concorreu com outros aviões da mesma categoria como o T-50, da coreana KAI, em parceria com a Lockheed Martin e o italiano M-346, um dos jatos treinadores avançados de maior destaque no mundo.
Por André Magalhães
Publicado em 20/12/2021, às 13h25 - Atualizado às 13h34
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