Ryanair quer novos jatos para atender a projeção da demanda dos próximos anos, descontos são chave em possível acordo com a Boeing
A companhia aérea de baixo custo Ryanair voltou a negociar a compra de novos jatos com a Boeing. As conversas foram retomadas após 18 meses depois que um desacordo sobre preços suspendeu a aquisição de novos aviões.
Michael O´Leary, CEO da Ryanair, tem dito publicamente que as negociações envolvendo a compra potencial de até 200 737 MAX, entre pedidos firmes e opções, provavelmente levará meses para ser concretizada, além de destacar que os descontos serão chave no processo.
Conhecido por negociar de forma bastante agressiva seus contratos, O´Leary disse que a transportadora tem considerado tanto o 737 MAX 8-200, versão de alta densidade que a companhia já opera, como o 737 MAX 10, que pode transportar trinta passageiros a mais que a versão utilizada atualmente.
O executivo acredita que o MAX 10 será certificado pelas autoridades norte-americanas até o final deste ano.
Com a Boeing enfrentando atrasos decorrentes de falhas na produção e na cadeia de suprimentos, a Ryanair, maior cliente da norte-americana no continente europeu, é uma das poucas companhias aéreas que podem impor novos parâmetros nos preços de seus pedidos.
Nos últimos meses a fabricante tem conseguido firmar novos contratos para o MAX e 787 Dreamliner, incluindo encomendas da United, Air India e Japan Airlines.
Diante das novas vendas, a Boeing tem ganhado confiança, enquanto a Ryanair dita as condições e espera por descontos para fechar o acordo. O útimo negócio realizado entre as empresas foi anunciado em dezembro de 2020, quando firmaram um contrato firme para 75 MAX adicionais, ampliando a carteira da transportadora irlandesa para 210 aviões.
Operando atualmente uma frota com 600 aeronaves, a Ryanair projeta transportar 200 milhões de passageiros no ano fiscal com término em 2025. Com 50 unidades do 737 MAX 8 para receber durante cada um dos exercícios fiscais de 2023, 2024 e 2025, a maior companhia aérea de baixo da Europa espera que os novos jatos suportem o crescimento da capacidade e complementem os mais de 400 737-800
Já no ano fiscal que encerra em março de 2026, a Ryanair projeta cerca de 225 milhões de passageiros, quando será necessário a chegada de novas aeronaves para atender tanto a demanda como a renovação de sua frota.
Por Wesley Lichmann
Publicado em 29/03/2023, às 15h27
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