AERO Magazine
Busca

Ajuda de aliança militar

Rússia envia mais de 70 aviões em meio as tensões sociais no Cazaquistão

País pediu ajuda militar ao governo russo para lidar com as violentas manifestações


O IL-76 ainda hoje represnetam um grande valor estratégico aos países que operam está aeronave | Foto: Divulgação

A Rússia está ajudando o governo do Cazaquistão com o envio de militares ao país vizinho. Para isso já foram utilizados mais de setenta aviões Il-76 e cinco aviões An-124 para o transporte de tropas e equipamentos necessários.

"Nove aeronaves russas de transporte militar Il-76 com militares e equipamentos pousaram no aeródromo de Almaty, na República do Cazaquistão", disse o ministério da defesa russo.

As aeronaves também estão transportando representantes da imprensa interessada em cobrir in loco a situação. Além disso, estão sendo feitos resgates de civis com "cerca de 1.635 pessoas de cidadania russa já transportadas”, segundo o ministério russo.

A tensão política e os violentos protestos ocorrem após o aumento do preço do gás, que têm gerando muitos embates entre a população civil, e as forças de segurança do Cazaquistão, em especial a polícia e militares.

Manifestantes teriam invadido o maior aeroporto da maior cidade do país, além de entrar à força em prédios do governo. A imprensa local afirma que alguns conflitos entre manifestantes e forças policiais têm sido mortais. O momento forçou o presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, a pedir ajuda ao governo da Rússia.

O Cazaquistão faz parte da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (CSTO, na sigla em inglês), uma aliança militar intercontinental que reúne alguns países da extinta União Soviética, como a Rússia atuando como nação líder, e tendo como aliados o Cazaquistão, Bielorrussa, Quirguistão e Tajiquistão.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 11/01/2022, às 17h15 - Atualizado às 18h31


Mais Notícias