Projeto Eco Norte busca otimizar rotas e reduzir impacto ambiental na região Norte do país
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) anunciou a implementação do Projeto Eco Norte, que visa otimizar rotas de voo e reduzir impactos ambientais na região Norte do Brasil.
A iniciativa está em conformidade com os objetivos da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) para um setor aéreo mais sustentável. Coordenado pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta IV) e pelo Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), o projeto busca melhorar a eficiência no uso do espaço aéreo, reduzindo o tempo de voo e o consumo de combustível.
As operações nas áreas de controle de Belém, Manaus e Cuiabá passarão por modificações para otimizar a implementação do projeto. Essas mudanças incluirão ajustes nos procedimentos de chegada (STAR) e saída (SID) das aeronaves.
Durante a fase de planejamento, relatórios serão elaborados para identificar melhorias e propor novas rotas. Na fase de validação, o Decea utilizará softwares para medir o impacto da redução no consumo de combustível e nas emissões de CO2. "Após isso, procedimentos serão implementados e controladores de tráfego treinados para o novo ambiente", informou o órgão.
O cronograma prevê a implementação do Projeto Eco Norte em Belém em julho de 2025, seguida por Manaus em agosto e Cuiabá em outubro do mesmo ano.
Por Micael Rocha
Publicado em 16/09/2024, às 06h43
+lidas