AERO Magazine
Busca

No fundo do mar

Reino Unido acha local dos destroços do F-35B no Mar Mediterrâneo

Operação de resgate está contra o tempo por temor que russos peguem a secreta aeronave


F-35B é o caça mais moderno já utilizado pelo Reino Unido | Foto: Royal Navy

A Marinha Britânica achou a localização do F-35B acidentado no dia 17 de novembro, no Mar Mediterrâneo. O caça furtivo caiu depois de decolar do porta-aviões HMS Queen Elizabeth, o piloto conseguiu ejetar e foi resgatado pelas equipes de salvamento.

O Conselheiro de Segurança Nacional do Reino Unido, Sir Stephen Lovegrove, afirmou que o caça foi localizado.

No entanto, ainda não foi recuperado, a missão de retirada da aeronave será feita com uma ajuda especial dos Estados Unidos.

Questionado por parlamentares, Lovegrove respondeu que teria alguma atividade ou interesse russo em torno do local do acidente, publicou o The National News.

Faz sentido a preocupação dos ingleses, visto que, os russos têm bases próximas ao local da queda e ter em mãos um caça estratégico deste porte seria uma enorme perda não só para o Reino Unido, mas também aos Estados Unidos, fabricante da aeronave.

No dia 30 de novembro, um vídeo mostrando um piloto ejetando de um F-35B, ao decolar de um porta-aviões, circulou pela internet. Todavia, ainda não há confirmação oficial do governo a respeito desta filmagem.

Saiba Mais:

 Desde o acidente com o F-35B muito se tem comentado sobre as causas da queda do caça furtivo, cujo o programa vai custar ao final mais de 1 trilhão de dólares.

Alguns relatos deram conta que o motivo da queda do caça foi uma capa protetora usada na entrada de ar da aeronave, quando a mesma está parada em solo. Entretanto, tais relatos não foram oficialmente confirmados pelas autoridades competentes. A proteção vermelha leva a famosa inscrição Remove Before Flight. 

Apesar de ter sido a primeira queda de um F-35B inglês, não é o primeiro que caiu no mar. Em abril de 2019 um F-35A Força de Auto Defesa do Japão (JASDF, na sigla em inglês), caiu, matando o piloto.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 01/12/2021, às 21h10


Mais Notícias