Obstrução

Capa protetora teria derrubado valioso e estratégico caça inglês

Relatos informam que uma capa vermelha foi vista boiando após a queda do caça


O acidente do dia 17 foi o primeiro com um F-35B inglês | Foto: Royal Navy

Desde que um F-35B do Reino Unido caiu no Mar Mediterrâneo, no último dia 17 de novembro, muito se tem comentado sobre as causas da queda do caro e estratégico caça furtivo, cujo programa vai custar ao final mais de 1 trilhão de dólares.

Após o ocorrido, alguns relatos deram conta que o motivo da queda do caça foi uma capa protetora usada para tampar a entrada de ar da aeronave quando a mesma está parada em solo. A proteção vermelha leva a famosa inscrição Remove Before Flight.

As investigações já estão em andamento e não se sabe com certeza o que teria ocorrido com o avião. Vale ressaltar que o piloto conseguiu ejetar em segurança e foi resgatado pelas equipes de salvamento.

De acordo com algumas informações, uma capa vermelha foi vista boiado após a queda da aeronave furtiva.

Ontem (30 de novembro), um vídeo circulou nas redes sociais, a imagem mostra a ejeção de um piloto de F-35B, ao decolar de um porta-aviões, no entanto, as autoridades militares inglesas não confirmaram que o vídeo em questão seja de fato o F-35B acidentado.

Outra questão envolvendo a aeronave acidentada é seu resgate. Temendo que os russos possam pegar o caça, o Reino Unido quer tirar o mais rápido possível o valioso avião do fundo do mar, e solicitou ajuda aos Estados Unidos. 

Saiba Mais:

Além das capas protetoras colocadas nas entradas de ar das aeronaves, outras partes e peças também recebem essas proteções, como por exemplo, o bocal de saída dos motores, ou então pequenas, mas importantes peças, como o tubo de pitot.

As capas são retirdas pela equipe de solo na inpenção antes de liberar a aeronave para o voo | Foto: AERO Magazine/ André Magalhães

Insetos, água e poeira, podem parecer inofensivos, mas podem ser um fator prejudicial as aeronaves, por isso, tudo um cuidado com aeronaves guarnecidas é necessário.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães

Publicado em 1 de Dezembro de 2021 às 09:35


Notícias notícias de aviação aeronave avião aviaçãof-35b reino unido lockheed martin acidente